Mais um encontro com um lindo mixomiceto! Estavam crescendo em um pequeno galho, que estava bem escondido embaixo de vários outros galhos. Quando mexi neles só vi uma “fumaça” vindo debaixo e fui olhar melhor pra ver de onde ela estava vindo, rs.
Eram os esporos deste mixomiceto, que são da espécie Arcyria denudata. Só de assoprar ele já dispersava muitos esporos, realmente parecia uma fumaça.
Olhando de pertinho eles parecem um algodão doce, e um dos seus nomes comuns em inglês de fato é Cotton Candy Slime Mold.
Como sempre, eram bem minúsculos – na foto acima com meu gnomo dá pra ter uma ideia da dimensão, a bolinha que é o nariz dele tem 7mm de diâmetro. Estes serzinhos foram identificados pelo especialista Jorge Velloso.
Lembrando que mixomicetos não são fungos, e sim um tipo de ameba fazendo parte do Reino Protista. Porém possuem características similares a fungos e são encontrados em muitos lugares onde os fungos estão presentes, como nesse caso, crescendo sobre um tronco em decomposição.
Li que esta espécie, no seu estágio vegetativo (que se chama plasmódio) se alimenta de bactérias associadas ao material vegetal em decomposição. Depois forma estas mini estruturas que parecem algodão doce, que são o seu corpo frutífero que vai dispersar seus esporos (como se fossem suas “sementes”).
📸 Registro feito em 14/03/24 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.