Um líquen muito lindinho que chama a atenção com essas estruturas com uma pontinha avermelhada que parecem boquinhas com batom, rs.
Vi eles pela primeira vez em novembro de 2023, em uma área de plantação de eucalipto em que tem muitos “tocos” cortados; esses líquens crescem sobre a madeira morta e são bem abundantes por lá.
São bem pequeninos, nas fotos que seguro na mão uma casquinha de árvore com eles dá pra ter uma noção de escala. A princípio nem sabia se era fungo, líquen ou mixomiceto, rs. Pesquisando na internet vi que provavelmente eram do gênero Cladonia, que é composto por líquens semelhantes a musgo.
Postando lá no iNaturalist ele foi identificado como sendo da espécie Cladonia macilenta, também conhecido como Lipstick Powderhorn ou Lipstick cup lichen em inglês. Apesar disso não achei mais informações sobre a ocorrência dessa espécie no Brasil, e lá no iNaturalist só tem 15 observações no nosso país.
Li que esse líquens do gênero Cladonia são a principal fonte de alimento para renas e caribus, e que esta espécie está ameaçada de extinção na Islândia. Fiquei imaginando se tem algum animal daqui que gosta de comer eles também!
📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.