Existem várias espécies de cogumelos amarelos, é sempre legal encontrar espécimes com uma cor vibrante em meio a mata. A seguir, listo alguns amarelinhos que já encontrei aqui na Serra Gaúcha.
Escolhi os que tem o chapéu e/ou a maior parte do corpo amarelo, mas também existem algumas espécies que possuem só o himenóforo (parte de baixo) amarelo (como os Boletinellus, por exemplo).
Essa lista talvez ajude você a ter algumas sugestões para identificar algo que encontrou, mas lembre de sempre confirmar a identificação com especialistas, ainda mais se pretender consumir algum cogumelo silvestre.
Cyptotrama asprata



Lindo cogumelo amarelinho com belas escamas no chapéu. A parte de baixo (himenóforo) é branca e com lamelas. Crescem sobre madeira em decomposição no interior das matas. Mais algumas fotos e informações dele neste post.
Cookeina colensoiopsis



Tacinhas amarelas que crescem sobre madeira em decomposição no interior de matas nativas. É uma espécie comestível, mas como são bem pequenas só vale a pena a coleta se encontrar muitas delas. Mais fotos e informações nesse post.
Armillaria paulensis



Cogumelos com o chapéu bem amarelo, também conhecidos como “Pepenke”. O chapéu pode ficar avermelhado conforme a idade ou se pegar muita umidade. Crescem sobre madeira, a parte de baixo possui lamelas que vão ficando rosadas conforme a maturidade, e o estipe possui um pequeno anel. É uma espécie comestível, mais fotos e informações sobre ela neste post.
Amanita gemmata



Lindo cogumelo com um chapéu amarelo com escamas, parente próximo do famoso “cogumelo do Mário”, Amanita muscaria. É um cogumelo exótico no nosso país, crescendo em associação com Pinus. É provavelmente da espécie Amanita gemmata ou algo próximo, leia mais sobre ele neste post.
Entoloma sp.



Este amarelinho é do gênero Entoloma, mas não consegui chegar a identificação a nível de espécie somente por foto. Esse gênero tem vários cogumelos coloridos, já encontrei algumas espécies com diferentes tons de azul, marrom, laranja, e esta amarela.
Calocera cornea


Estes fungos que parecem “pelinhos” amarelos crescem sobre madeira e tem uma textura gelatinosa. São bem minúsculos (cerca de 5mm), podendo facilmente passar despercebidos. Acredito que são da espécie Calocera cornea, ou algo próximo.
Russula sp.



Este lindo Russula amarelinho é um cogumelo exótico, crescendo em associação com Pinus. É possivelmente da espécie Russula lutea ou algo próximo. É um gênero difícil identificar apenas por foto, e ainda não foi amplamente estudado aqui no Brasil, especialmente estas espécies exóticas.
Heimiomyces tenuipes



Este cogumelo pode ser super amarelinho como nas fotos, mas também pode apresentar uma cor alaranjada, acredito que depende bastante das condições climáticas. Cresce sobre madeira, possui lamelas que se conectam entre si por “veias” transversais, e têm esse belo estipe em degradê. O nome Xeromphalina tenuipes é um sinônimo para esta espécie.
Hypholoma sp.



Cogumelos amarelos a levemente esverdeados, com uma cor mais pálida, não tão vibrante. Crescem em grupos sobre madeira. O himenóforo têm lamelas com um tom esverdeado/acinzentado, ficando bem escuras conforme a maturação. É possivelmente da espécie Hypholoma subviride ou algo próximo.
Leucocoprinus fragilissimus



Um cogumelo lindinho e super frágil e delicado. Cresce no solo, no interior das matas. Possui lamelas e um pequeno anel no estipe. Quando jovem é mais amarelo, mas conforma a maturação o chapéu vai perdendo a coloração e ficando branco, mantendo só o centro amarelado. É um parente do Leucocoprinus birnbaumii, um cogumelo amarelo que comumente cresce em jardins e vasos de plantas – mas por aqui ainda não apareceu, rs.
Rigidoporus sp.



Um belo orelha de pau amarelo com uma bordinha branca. Possui uma consistência bem rígida e pequenos poros no himenóforo, que é branco.
Tremella sp.


Funguinhos gelatinosos que crescem sobre madeira. O gênero Tremella tem algumas espécies amarelas, laranjas e brancas. Esta bem amarelinha pode ser da espécie Tremella mesenterica, mas é difícil confirmar só por foto.
Phillipsia olivacea



“Disquinhos” amarelos que crescem sobre madeira. Tem uma tom puxado para o oliva, e podem ficar mais escuros, quase marrons, conforme amadurecem. Essa espécie é rara, mais informações sobre ela neste post.
📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.


