Publicado: dez 30, 2025
Escrito por: Helissa

e-Book Funga da Serra Capa

Existem cogumelos das mais variadas cores na natureza. Já escrevi aqui sobre cogumelos vermelhos, laranjas e amarelos, por exemplo. Os branquinhos podem não ser tão chamativos quanto essas outras cores, mas também têm sua beleza! Muitas vezes essa beleza está até mesmo na parte de baixo (himenóforo), alguns cogumelos possuem lindas lamelas ou poros.

Abaixo listo algumas espécies de cogumelos brancos que já encontrei por aqui. Talvez ajude você a ter algumas sugestões para identificar algo que já encontrou, mas lembre-se de sempre confirmar a id com um especialista, especialmente se achar que é um cogumelo comestível.

Favolus brasiliensis

Um branquinho simpático que cresce sobre madeira. Esse cogumelo possui lindos poros que lembram a favos de mel, é um bom exemplo de quando a parte de baixo é mais interessante e bela do que o chápeu, rs. É uma espécie comestível, para mais informações sobre ele confira este post.

Blumenavia crucis-hellenicae

Um branquinho bem diferentão, cresce sobre o solo, e é um fungo raro e vulnerável. Mais informações sobre esta espécie aqui.

Pleurotus albidus

Um dos cogumelos comestíveis mais gostosos que encontramos por aqui! Conhecido também como Shimeji da mata ou Shimeji branco, é parente dos Shimeji que encontramos no supermercado. Mais fotos e informações sobre ele neste post.

Irpex rosettiformis

Um funguinho diferente, composto de estruturas que parecem pétalas formando uma roseta, e o himenóforo com pequenos “espinhos”. Cresce sobre madeira, às vezes pedacinhos pequenos já meio enterrados no solo, e é comestível. Mais informações sobre ele aqui.

Clavulina rugosa

Um funguinho coral, que às vezes parece mais uns dedinhos brancos saindo do solo. Cresce em associação com Pinus, é comestível e bem gostoso, apesar do tamanho diminuto. Mais informações sobre ele neste post.

Lycoperdon marginatum

Uma bolotinha branca com escamas, crescendo sobre o solo. À medida que amadurece, essas escamas se soltam e a parte externa se rompe, revelando o interior cheio de esporos. Quando tocado ou pressionado, ele libera esses esporos no ar, parecendo uma fumaça.

Lactocollybia sp.

Cogumelos branquinhos, pequeninos e delicados. Crescem sobre madeira no interior da mata e possuem lamelas no himenóforo.

Mycena tenerrima

Cogumelinhos minúsculos e branquinhos, com escamas que quase parecem flocos de neve enfeitando o chapéu. O estipe é meio “peludinho”, dando um charme extra. São provavelmente da espécie Mycena tenerrima ou algo próximo.

Tetrapyrgos alba

Um cogumelinho bem pequeno, crescendo sobre finos gravetos. Olhando de cima, o chapéu é bem “sem graça”, mas embaixo possui lindas lamelas. É provavelmente da espécie Tetrapyrgos alba ou algo próximo.

📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.

Posts Relacionados

Cogumelos amarelos na natureza | Fotos e informações

Lamelas de cogumelos | Fotos e informações

Cogumelos laranjas na natureza | Fotos e informações

Cogumelos vermelhos na natureza | Fotos e informações

Blumenavia crucis-hellenicae | Fungo raro e vulnerável

Cogumelos brasileiros comestíveis | 30+ Espécies silvestres

Favolus brasiliensis | Cogumelo selvagem comestível

Como identificar cogumelos selvagens? | Dicas para iniciantes

Pleurotus albidus | Cogumelo selvagem comestível no Brasil

e-Book Funga da Serra Capa