Quando levantei um tronquinho para fotografar uns Pholiota sp., dei a sorte de encontrar este funguinho escondido embaixo! Vi uma coisa branca esquisita, cheguei mais perto e imaginei que fosse um desses fungos que parasitam insetos. Quando peguei ele, saiu uma fumacinha branca – ele estava já bem maduro e liberando seus esporos.
Pelas identificações lá no iNaturalist, descobri que ele é da espécie Cordyceps tenuipes. É um fungo entomopatógeno (fungo parasita de insetos), e pelas informações que encontrei esta espécie infecta principalmente larvas, pupas e casulos de lepidópteros (mariposas e borboletas).



Algumas espécies parasitas de insetos podem manipular o comportamento da sua “presa”, como o Ophiocordyceps unilateralis (o famoso “fungo zumbi” que controla formigas e inspirou o The Last of Us). Mas pesquisando descobri que essa espécie que encontrei não faz isso, “apenas” enfraquece e mata o inseto à medida que se desenvolve internamente.
Sempre muito legal encontrar e observar este tipo de fungo! São difíceis de encontrar, pois geralmente são bem pequenos. E algumas espécies, como esta, gosta de crescer em locais escuros e úmidos, embaixo de troncos, por exemplo. Se não tivesse tirando fotos dos Pholiota e mexendo nos tronquinhos na volta, nunca que teria encontrado.
📸 Registro feito em 10/11/25 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.

