Encontro com uma linda orquídea terrestre, no interior da mata do nosso terreno – área de Mata Atlântica com cerca de 500 m de altitude. Quando vi nem sabia que era uma orquídea, mas as grandes folhas e principalmente as florzinhas amarelas me chamaram a atenção e fotografei para tentar descobrir “quem” era.
Postando lá no iNaturalist a identificação automática já sugeriu o gênero Corymborkis, que ocorre em várias partes do mundo, e pesquisando vi que a espécie Corymborkis flava é a única que ocorre no Brasil. Logo depois já tive confirmação de que era essa espécie mesmo.



Li que esta espécie ocorre em matas úmidas e sombreadas, e que no Brasil ela ocorre na Mata Atlântica, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, em altitudes de 0 a 1800m.
Ela pode passar de 1,20 de altura, fica bem grandona. Esta que achamos devia ter no máximo uns 60 cm de altura. A espécie floresce no verão e começo do outono, e as flores surgem das axilas da folha, o que também me chamou a atenção. Muito linda e diferente, sempre legal descobrir mais sobre a nossa flora nativa!
📸 Registro feito em 16/03/25 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.
Referências e Links Úteis
- Centro Nacional de Conservação da Flora | Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
- Orquídeas do Rio Grande do Sul
- Gênero Corymborkis | Wikipedia