Esta bela cobra infelizmente encontramos já morta em uma trilha. Mas por isso, deu para chegar bem perto e observar, coisa que nunca fiz com cobras vivas. Mesmo assim fiquei meio receosa, pois não deu pra ver nenhum ferimento visível nela que demonstrasse o motivo da morte, fiquei a todo momento pensando que ela poderia estar viva e fingindo, rs.

Chegando em casa e com ajuda de especialistas no iNaturalist, descobri que seu nome científico é Xenodon neuwiedii, também conhecida como Boipeva-da-Mata, Falsa Jararaca ou cobra-chata. Ela pode ser encontrada no Brasil, Argentina e Paraguai, é ovípara, e se alimenta apenas de sapos. Ela é uma cobra com hábitos diurnos e vive geralmente entre as folhas secas no solo de florestas preservadas.
Essa espécie não é peçonhenta (“venenosa”), ou seja, não oferece perigo a nós. Porém, ela é muitas vezes confundida com a Jararaca da mata (Bothrops jararaca) por conta da sua “estampa”, o padrão e as cores são parecidos com os da Jararaca, e pelo que li, ela quando se sente ameaçada também possui um comportamento “afrontoso” e intimidador, e costuma deformar a cabeça em forma de triângulo, outras duas características que ajudam a confundir com a Jararaca.


Isso faz parte de um comportamento chamado mimetismo defensivo, quando um animal imita a aparência e o comportamento de outra espécie que é perigosa para evitar ser atacado por predadores.
Outra característica que ajuda a identificar é a pupila, que nessa cobra é redonda e na jararaca é vertical. E o tamanho delas também é bem diferente, a Falsa Jararaca tem em média 50 cm e a Jararaca pode chegar a 1,5 metro.
Já encontramos jararacas várias vezes (sempre um susto, mas encontros tranquilos, com cada um seguindo seu caminho em paz, rs), mas essa espécie foi a primeira e única vez até agora. Trilhamos muito e o encontro com cobras é raro, então quando encontramos uma é sempre interessante.
📸 Registro feito em 24 de abril de 2025 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.
Referências e Links Úteis
- Falsa Jararaca ( Xenodon neuwiedii) | Fauna Digital do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Jararaca-falsa | Wikipedia
- Você já ouviu falar das falsas-jararacas? | Instituto Butantan


