Essa é uma das aves mais lindas que já consegui registrar, sempre adoro ficar admirando! No nosso terreno eles aparecem muito, especialmente na primavera.
Conhecido como Surucuá-variado (nome científico Trogon surrucura), também tem outros nomes comuns em outras regiões do país como Surucuá-de-peito-azul, Perua-choca, Pata-choca e Peito-de-moça. Em inglês é conhecido por Surucua Trogon.
O macho tem essa cor azul na cabeça e pescoço, tons esverdeados e cinzas nas costas e asas, e a barriga vermelha; já a fêmea é cinza com a barriga vermelha (dá pra ver na foto abaixo). Quase sempre vejo eles em casal, “conversando” um com o outro, em galhos/árvores distantes. Ou talvez o que eu vejo seja o macho tentando atrair uma parceira, rs.
Essa espécie é encontrada no Brasil, Argentina, Paraguai, e Uruguai, e possui cerca de 26 a 28 cm de altura. Muitas vezes são bem curiosos e ficam em árvores perto da gente, olhando, sem se incomodar muito. Eles habitam áreas de mata e cerrado, nunca os vi na cidade, por exemplo.
📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaucha.