Quando pensamos em cogumelo, já vem o clássico formato na mente: aquele com um estipe (“caule” ou “pé” e um chapéu. Mas existe uma variedade enorme de formatos dentro do Reino Fungi; os que não tem o formato típico de cogumelo se chamam tecnicamente macrofungos, porém hoje em dia o nome “cogumelo” se tornou popular e abrangente para qualquer corpo frutífero dos fungos que conseguimos ver a olho nu.
Sempre gosto de encontrar cogumelos diferentões e bizarros, para mim quanto mais estranho mais interessante é o achado! Alguns já conhecia por fotos, outros foi uma surpresa encontrar ao vivo sem saber bem do que se tratava, rs. Abaixo mostro alguns destes diferentões que encontrei aqui pela Serra Gaúcha, uma pequena amostra da beleza e diversidade dos fungos.
Phaeoclavulina cyanocephala – Fungo coral-azul


Esse bebezinho lindo é um jovem fungo coral-azul. Primeira e única vez que encontrei ele até agora, e por pura sorte pois estava escondido embaixo de folhas no chão da mata. Mais informações sobre ele neste post.
Cyathus sp. – Ninho de passarinho



Os cogumelos do gênero Cyathus são bem pequeninos e tem esse formato de ninho com ovinhos dentro, são uma graça! Mais informações sobre eles neste post.
Phallus indusiatus – Cogumelo véu-de-noiva


O nome popular “Cogumelo véu-de-noiva” já descreve bem este serzinho tão diferente e lindo. Uma estrutura que parece um falo, com um véu na volta. É sempre incrível ver um ao vivo! Mais informações sobre essa espécie neste post.
Geastrum sp. – Estrela-da-terra


Os cogumelos do gênero Geastrum tem esse formato de estrela, ou flor. É sempre um encanto encontrar um pelo chão da mata! E ainda soltam seus esporos por essa “bolinha” no meio, muito legal de observar. Mais informações sobre eles aqui.
Artomyces sp. – Fungo coral



Os cogumelos do gênero Artomyces são conhecidos como fungos corais, e realmente parecem pequenos corais marinhos. São muito lindos! Mais fotos e informações neste post.
Blumenavia crucis-hellenicae


É um privilégio poder observar este cogumelo raro e vulnerável no seu habitat natural. Lembra uma gaiola ou um balãozinho pelo formato. Mais informações sobre essa espécie aqui.
Aurantiporus pulcherrimus



Um cogumelo meio gelatinoso/carnoso com uma cor vermelha super chamativa, foi uma surpresa topar com ele em meio a mata! Mais informações neste post.
Xylaria sp. – Dedos de bruxa, Dedos de defunto



Aqui eu trapaceio um pouco e mostro 3 diferentes espécies dentro do gênero Xylaria, que é composto por muitos serzinhos bizarros e diferentões! Em geral tem um formato de “dedo”, de diferentes cores e espessuras. Mais informação sobre esse gênero aqui.
Galiella spongiosa



Um cogumelo que parece uma bolachona, rs. Ele começa como uma “taça” preta peludinha que vai crescendo e abrindo, com o meio ficando rosa/salmão. Bem diferente e interessante! Mais informações sobre essa espécie neste post.
Phillipsia domingensis


Um disquinho de cor bordô, que cresce sobre madeira. Uma gracinha e a cor sempre chama a atenção em meio aos tons de verde e marrom da mata. Mais informações sobre essa espécie aqui.
📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.


