Publicado: dez 30, 2024
Escrito por: Helissa

Estes cogumelos lindinhos crescem em grupos em uma área com grama na borda da mata nativa. Desde meados de 2023, quando começamos a frequentar essa área, já encontramos eles muitas vezes (e sempre só ali), em praticamente todas as estações do ano porém são mais comuns na primavera/verão.

Eles sempre nos parecem muito apetitosos, tem um cheiro bom e uma textura firme. Por já pesquisei muito pra conseguir identificar eles e fui atrás de ajuda de especialistas; além de postar no iNaturalist várias vezes postei em grupos de Facebook de identificação de cogumelos, e falei com alguns micólogos e outros entusiastas que também já encontraram este cogumelo aqui no Brasil. Com as sugestões cheguei na id Lyophyllum decastes ou algo próximo.

Esta espécie é conhecida como Clustered Domecap ou Fried Chicken Mushroom em inglês, e ela, assim como alguma outras do mesmo gênero, é comestível. Infelizmente nenhum especialista conseguiu confirmar 100% essa identificação assim só por foto, pois pode ser alguma espécie próxima que nem foi descrita ainda.

Estes que encontramos tem em média uns 4 ou 5 cm de altura e diâmetro de chapéu, mas já vimos um pouco menores e maiores também. Crescem em grupos bem aglomerados (dá pra ver bem nas fotos), as vezes deformando um pouco o chapéu uns dos outros.

A cor do chapéu é marrom escuro, porém pode ficar bem claro dependendo das condições climáticas e também conforme o cogumelo vai ficando mais velho. Possui lamelas brancas no himenóforo (parte de baixo do chapéu), e a esporada é branca também.

Uma característica da espécie Lyophyllum decastes é que geralmente crescem em solos mais degradados ou que foram muito “mexidos”, que é o caso nesta área em que encontramos estes, sendo mais uma característica que bate com esta identificação.

Enfim, depois de encontrar eles tantas vezes, e ter esse palpite da id, resolvemos provar um pouquinho pra matar essa curiosidade. Provamos dois pedacinhos pequenos do chapéu cada um, depois de refogar bem, e foi tranquilo. São gostosos, tem um sabor suave e mantém uma textura boa e firme.

Quantidade do cogumelo Lyophyllum que provamos pela primeira vez.

Um dia depois comemos um pouco mais, e também não tivemos nenhuma reação adversa. Para a nossa felicidade agora sabemos que este é realmente um cogumelo comestível, o que é uma boa notícia pois encontramos ele muitas vezes durante o ano nessa mesma área.

Porem se é esta espécie mesmo ou alguma espécie nova, segue a ser descoberto, rs.

⚠ Um aviso: Não recomendo experimentar cogumelos desconhecidos de forma alguma, estes pesquisei por mais de um ano, encontrei várias vezes e conversei com micólogos e outros entusiastas em busca da id, levando muitos fatores em consideração antes de decidir experimentar uma quantidade bem pequena e fazer este teste de comestibilidade.

📸 Registros feitos em São Francisco de Paula/RS, Serra Gaúcha.

Referências e Links Úteis

Posts Relacionados

Marasmius cladophyllus | Cogumelo selvagem comestível

Laetiporus sp. | Cogumelo Frango da Floresta na Serra Gaúcha

Panus strigellus | Cogumelo selvagem comestível

Lentinula boryana | Cogumelo Shiitake da mata

Armillaria puiggarii | Cogumelo selvagem comestível

Cogumelos brasileiros comestíveis | Da mata ao prato

10 Cogumelos comestíveis da Mata Atlântica

Como identificar cogumelos selvagens? | Dicas para iniciantes

Caça aos Cogumelos na Serra Gaúcha | Experiências e Dicas