Cogumelinhos bem interessantes e diferentes, com estas estruturas que parecem espinhos no himenóforo (parte de baixo do chapéu).
Eram 2, estavam ao lado da trilha e foi sorte enxergar eles pois com essa cor preta ficam bem camuflados na serrapilheira. Já estavam meio velhinhos, mas ainda deu pra fazer um bom registro.


Tentando identificar fui conferir no Guia de Fungos do Primavera Fungi e achei um bem parecido que seria do gênero Hydnum; mas depois pesquisando lá no iNaturalist achei parecido com o gênero Neosarcodon, e o Denis Zabin já confirmou que são mesmo deste gênero.
É um fungo hidnoide, como são classificados os cogumelos que tem essas estruturas de “espinhos”; também são chamados de “fungos com dentes”. Pela página do Wikipedia li que originalmente esses cogumelos eram todos classificados como sendo do gênero Hydnum, mas agora se sabe que nem todas as espécies estão intimamente relacionadas, então conforme mais estudos foram sendo criados novos gêneros que melhor categorizam esses fungos hidnoides.


O Denis também falou que estes que encontrei lembram bastante a espécie N. portoricensis, então fica ai uma possível id a nível de espécie. Ele é pesquisador do iFungiLab e mencionou que eles estão estudando algumas coleções deste gênero lá no sudeste, então quem sabe em breve teremos mais informações sobre.
📸 Registro feito em 12/03/25 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.