Publicado: dez 19, 2023
Atualizado: maio 1, 2024
Escrito por: Helissa

O gênero Entoloma é enorme, possuindo quase 2.000 espécies registradas em todo o mundo. Os cogumelos desse gênero são conhecidos popularmente como “Pinkgills” em inglês, o nome se dá por causa dos esporos que são rosados, sendo também percebido esse tom nas lamelas quando maduros.

A maioria das espécies cresce sobre serrapilheira (matéria orgânica em decomposição no chão da mata), mas algumas são também associadas à raízes de certas plantas e outras até podem ser parasitas de outros fungos. A maioria possui himenóforo com lamelas decorrentes (que encostam no estipe) e não possuem presença de anel.

Também descobri que várias espécies de Entoloma tem propriedades tóxicas, podendo causar doenças gastrointestinais leves ou graves.

Encontrei dois cogumelos deste gênero em novembro e dezembro de 2023 aqui em São Chico, sendo identificados pelo Denis Zabin lá no iNaturalist. Abaixo algumas fotos e informações sobre eles.

Cogumelo Entoloma sp. com estipe azul

Este lindo cogumelo estava no chão da mata entre muitos galhos e grimpas (folhas) de araucária. Vi só o topo do chapéu e de longe achei que ele era algum Polyporus crescendo em madeira, rs.

Quando peguei para ver melhor vi que era na verdade um cogumelão com esse longo estipe azulado e com lamelas, que estava crescendo no chão da mata.

Nunca tinha visto nenhum parecido, e achei a cor dele impressionante, muito linda! Foi o primeiro Entoloma que encontrei (pelo menos que eu saiba, rs). Pesquisando vi que existem algumas outras espécies desse gênero que apresentam essa cor azul ainda mais forte, e inclusive nas lamelas também.

Cogumelo Entoloma sp. com tons castanhos

Um bonitinho solitário com lindas lamelas, crescendo no chão da mata. Não sabia quem era este carinha, mas novamente o Denis que identificou com sendo do gênero Entoloma.

Para ter uma noção de tamanho, o meu gnomo tem 7 cm de altura.

Infelizmente acho que é difícil chegar na espécie correta apenas por foto, mas de qualquer forma sempre um prazer admirar eles!

📸 Registros feitos em 05/11 e 09/12 de 2023 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul (Brasil).

Posts Relacionados

Cogumelos do gênero Hygrocybe na Serra Gaúcha

Cogumelo do gênero Lactifluus na Serra Gaúcha

Russula sardonia | Lindo cogumelo roxo na Serra Gaúcha

Suillus salmonicolor | Cogumelo selvagem comestível

Cogumelo Boletinellus rompelii na Serra Gaúcha

Panaeolus | Gênero de cogumelos com espécies psicoativas

Como identificar cogumelos selvagens? | Dicas para iniciantes

Porcini (Boletus edulis) | Cogumelo selvagem comestível no Brasil

Caça aos Cogumelos na Serra Gaúcha | Experiências e Dicas