Um cogumelo grandão e belíssimo, crescendo no tronco de uma árvore ainda viva. Chamou a atenção de longe! Não sabia quem era, mas me lembrou algo que já tinha visto no Guia de Fungos do Primavera Fungi.



Chegando em casa fui conferir e era o Cyclocybe cylindracea que estava lá e era realmente muito parecido com este que encontrei. Então possivelmente seja essa espécie mesmo, ou algo próximo; pelo menos o micólogo Denis Zabin já confirmou que é deste gênero mesmo.
Eles crescem sobre madeira, tanto viva quanto morta, tem lamelas, e uma característica pra ajudar a identificar é esse anel grande, fino e delicado que parece uma saia, e tem essa cor marrom na parte de cima, que é a cor dos esporos.


Como essa espécie e outras do gênero são comestíveis, resolvemos provar. Como sempre provamos só um pedacinho de primeira, depois de horas vendo que não deu nenhuma reação adversa comemos o resto.
O cheiro dele é muito bom e o sabor também não decepcionou, muito saboroso mesmo! Pena que só achamos um, mas pelo menos deu pra provar e aprovar; agora fica o sonho de encontrar um grande grupo destes gostosos, rs.
📸 Registro feito em 19/03/25 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.