Essa deliciosa frutinha tem muitos nomes populares, eu conheço por Framboesa silvestre, mas outros nomes usados são Moranguinho do mato, framboesa brasileira, framboesa-do-mato, amora-do-mato, amora-vermelha, entre outros. O nome científico é Rubus rosifolius.
Acabamos descobrindo que ela é abundante no nosso terreno – de fato se alastra por tudo e pode tomar conta de certas áreas se não for controlada. Procurando pela internet se acham algumas informações de que ela não é nativa, e outras dizendo que são necessários mais estudos para indicar se foi introduzida no Brasil ou ocorre naturalmente.
Mas achei informações de que ela é comum nas regiões altas e frias do Brasil, principalmente no Sudeste e no Sul, em locais com bastante precipitação anual e altitude de moderada a elevada (o que é bem o caso aqui de São Chico!).
É um arbusto espinhento que chega a no máximo 1,50 m de altura. Dá uma florzinha branca que atrai vários insetos, e a frutinha avermelhada, que quando bem madura é docinha. Pode ser usada para fazer sucos, geléias e outras receitas, mas confesso que nunca consegui colher tanto a ponto de precisar/querer fazer alguma receita, sempre como in natura mesmo.
Florescem e dão frutos praticamente o ano todo, mas no nosso terreno geralmente a frutificação é mais abundante no inverno e primavera.
📸 Registros feitos na região da Carapina em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.