O Vale da Carapina é uma região rural e turística do município de São Francisco de Paula. A entrada para a estrada da Carapina é logo à direita antes de entrar na cidade, tem uma grande placa avisando e listando as pousadas e pontos turísticos.
É uma região linda, montanhosa, com muita Mata Atlântica ainda preservada, porém com algumas plantações de Pinus e eucalipto também. Para se ter uma noção, a cidade de São Chico está a cerca de 900 m de altitude, e o Vale da Carapina é uma descidona que chega a mais ou menos 400 m de altitude no seu fim.
Seguindo por essa estrada, que do início ao fim tem cerca de 10 km, se chega em Padilha Velha, parte do distrito de Padilha na área rural de Taquara, e assim se tem acesso à cidade de Taquara também.
Essa região nos últimos anos vem sido cada vez mais explorada pelo turismo, e possui várias pousadas e Airbnb’s com lindas vistas pro vale, acesso a cachoeiras e outras atrações, como a Pousada do Lagarto, Sítio Trombeta dos Anjos (que também oferece terapias alternativas), Pousada NaCarapina, Parador La Invernada, Sítio dos Citrus, Refúgio das Taipas, entre outros.
Também tem um clube de Caça e Tiro chamado Clube Carapina, e um parque ecológico chamado Vale dos Falcões onde é possível ver e interagir com aves de rapina como falcões e corujas (no momento está fechado para obras).
No início de 2023 foi asfaltado os 2 km iniciais da estrada, mas os outros 8 km continuam sendo de chão batido e em um estado bem precário. Não há uma boa manutenção dessa estrada e os moradores constantemente sofrem com isso. Para completar, nos últimos meses uma empresa está retirando madeira de uma plantação de Pinus e eucaliptos no fim da estrada e os caminhões pesados estão detonando mais ainda tanto a parte de estrada de chão quanto o asfalto, que não tem nem um ano e já apresenta buracos e falhas.
De resto, não há mercados, posto de saúde, escolas, lojas ou igrejas nessa região, sendo os moradores dependentes do centro ou de outros bairros do município para acessar essas comodidades.
É uma região muito bonita e com potencial para ser um ponto importante de ecoturismo na Serra Gaúcha, porém no momento a negligência com a infraestrutura é visível e na verdade, contraditória. Foi feito um investimento altíssimo com verba do Estado para asfaltar esses 2 km com o intuito de fomentar o turismo, mas ao mesmo tempo ignora-se completamente a situação precária do resto da estrada e se deixa o asfalto recém colocado ir as ruínas em tempo recorde.
Já ouvi que há planos de asfaltar o restante da estrada da Carapina, e de Taquara asfaltar sua parte de estrada rural também, tornando essa uma viável rota alternativa à RS-020 para se chegar à Serra. Porém, pelo andar da carruagem, creio que demora muitos anos ainda para isso acontecer.