Quando fomos visitar Nova Petrópolis pesquisei algum Parque ou local com um pouco de natureza para visitar que ficasse perto do centro. E assim foi fácil achar o Parque Aldeia do Imigrante, que fica a 450 m da rodoviária, e é considerado pela própria prefeitura o atrativo turístico de maior destaque do município
um Parque que resgate e preserva a história e as tradições dos imigrantes alemães que colonizaram a localidade. Fica em um terreno de 10 hectares que foi adquirido pela Prefeitura de Nova Petrópolis e assim o Parque foi fundado em 1985 – mas desde 2018 a administração foi concedida a uma empresa privada.
Desses 10 hectares uns 90% é mata preservada e sem trilhas ou acesso aos visitantes, infelizmente. O Parque em si é bonito e bem cuidado, tem vários caminhos pavimentados e ciclovias que levam da entrada até a Aldeia Histórica e ao redor de um grande lago.
Por sinal, é proibida a entrada com bicicletas, é necessário alugar uma lá. Eles também oferecem transporte em um carrinho tipo de golfe, com custo a parte, para quem não quer ou pode caminhar muito.
A Aldeia Histórica é a parte principal do Parque, onde foram reconstruídos prédios históricos com técnica enxaimel, que foram removidos de localidades do interior do município. Estes prédios demonstram uma típica aldeia de imigrantes entre os anos de 1870 e 1910, com uma Capela, cemitério, escola comunitária, ferraria, réplica da primeira sede da cooperativa de crédito mais antiga da América Latina, entre vários outros.
Também há o Museu Histórico Municipal que conta a história da imigração alemã com muitos documentos, fotos e os mais variados objetos de época; e uma das casas da Aldeia abriga uma coleção de maquetes (miniaturas) de prédios antigos que são bem interessantes de ver.
Além disso dentro do Parque há lojas de malhas, artesanato e produtos coloniais, um Salão de Baile, quiosque para apresentações culturais e o “Biergarten” (Jardim da Cerveja). Em vários pontos do Parque há caixas de som tocando músicas típicas alemãs, e plaquinhas ensinando algumas palavras e termos em alemão; além também de plaquinhas informativas sobre árvores e plantas que gostamos bastante.
O valor do ingresso é R$ 30,00 para adultos, e existem vários combos incluindo passeio de pedalinhos no lago, ou um café/chá com strudel, ou almoço, que valem a pena para quem está planejando consumir algo lá dentro ou fazer o passeio de pedalinhos.
Compramos um combo para 2 pessoas que dava direito a chá ou café + 2 pedaços de cuca + um Apfelstrudel (strudel de maçã) no Armazém e Casa de Cucas, dentro da Aldeia histórica. Valeu a pena, estava tudo bem gostoso e saiu bem mais barato do que se fossemos comprar separado lá dentro.
Enfim é um passeio legal pra conhecer um pouco da história da região. Só teríamos gostado bem mais se tivesse algumas trilhas de verdade dentro da mata mesmo, rs.
Para mais informações sobre o Parque Aldeia do Imigrante é só conferir no site deles. Não é preciso comprar ingresso antecipado, não há nenhum desconto também.
📸 Registro feito em 10/11/24 em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.