Publicado: dez 1, 2025
Escrito por: Helissa

e-Book Funga da Serra Capa

Muita gente acha difícil e desnecessário o uso de nomes científicos para falar sobre cogumelos. Porém, o nome científico é o único jeito de ter certeza de estar falando sobre a mesma espécie. Nomes comuns variam demais dependendo da região, não há um consenso. Inclusive, muitos cogumelos nem têm nomes comuns.

Além disso, o nome científico já fornece o “parentesco” e te ajuda a descobrir mais sobre os cogumelos. Um exemplo: Pleurotus djamor. O primeiro nome é o gênero, e o segundo é a espécie. Dentro do gênero Pleurotus temos várias espécies comestíveis, como a própria Pleurotus djamor, e também Pleurotus albidus e Pleurotus pulmonarius.

Pleurotus djamor, Pleurotus albidus e Pleurotus pulmonarius.

Sabendo os nomes científicos você aprende que eles são todos “parentes” do mesmo gênero, pode notar as características em comum deles, e no futuro aprender a identificar esse gênero mesmo sem conseguir chegar na espécie exata.

Uma coisa comum quando estamos buscando identificação é alguém responder: Pleurotus sp., Auricularia sp., Agaricus sp. Esse “sp.” é para dizer que é uma espécie do gênero Pleurotus, Auricularia ou Agaricus. Ou seja, não deu para chegar na identificação a nível de espécie, mas sim de gênero. E uma identificação a nível de gênero já pode ajudar bastante.

Porém, é preciso ter em mente que os nomes científicos podem mudar. Com o tempo e mais estudos, são feitas revisões taxonômicas e se descobre que certa espécie na verdade tem características que pertencem a outro gênero, por exemplo.

Cookeina venezuelae e Cookeina colensoiopsis, duas “tacinhas” do mesmo gênero.

O Collybia sordida até pouco tempo atrás era chamado de Lepista sordida, mas alguns pesquisadores propuseram uma reclassificação, baseada em novas análises de DNA. Na verdade, até hoje parece não haver um consenso, esses os dois nomes continuam sendo usados como sinônimos, além de Clitocybe sordida que também é usado por alguns pesquisadores. Eu acabo usando mais Collybia sordida pois foi como os micólogos que me ajudaram a identificar chamaram ele na época.

Outra questão é que, no passado, pesquisadores independentes, e sem saber uns dos outros, acabaram descrevendo as mesmas espécies com nomes diferentes, que hoje são usados como sinônimos. Além de pesquisadores atuais que simplesmente discordam entre si e propõem classificações diferentes.

e-Book | Saiba mais - Capae-Book | Saiba mais
eBook - Funga de Serra

Então, até com o nome científico pode haver alguma confusão, mas muito menos do que com nomes populares. Estas são apenas algumas informações básicas para entender melhor a questão dos nomes científicos quando se busca uma identificação de cogumelos. Fui aprendendo isso aos poucos, e acho útil compartilhar para leigos entenderem melhor também.

Eu sempre uso os nomes científicos, tanto aqui no site quanto no Instagram, mas quando tem algum nome comum que vejo que é bastante utilizado e reconhecido, uso também.

📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.

Posts Relacionados

Como fazer uma esporada de cogumelos?

E-book Funga da Serra | Tudo sobre o livro

Stropharia rugosoannulata | Cogumelo selvagem comestível

Cogumelos vermelhos na natureza | Fotos e informações

Cogumelos brasileiros comestíveis | 30+ Espécies silvestres

10 Cogumelos comestíveis da Mata Atlântica

Como identificar cogumelos selvagens? | Dicas para iniciantes

Fungos, Cogumelos, Macrofungos e a Funga

Caça aos Cogumelos na Serra Gaúcha | Experiências e Dicas