Lindas lagartas com coloração vermelho e branco, bem grande e o mais impressionante é como ficam em grupos, muitas vezes todas penduradas em uma única folha de uma árvore. Chamam muito a atenção. Não achei informação se elas queimam ou causam alguma reação adversa, mas com certeza não quis testar, rs.
Nunca tinha visto estas lagartas e não tinha ideia em que tipo de borboleta ou mariposa elas se transformariam. Com a ajuda do Google Lens descobri que eram as lagartas da borboleta Morpho epistrophus, também conhecida como Borboleta-da-Coronilha.
Outros nomes comuns para ela aqui no Brasil são “Borboleta-branca-azulada”, “Borboleta-branca” ou “Azulão”. A envergadura dela pode chegar a 12 cm, sendo uma das maiores borboletas da Mata Atlântica.
Estes registros das lagartas foram feitos em 05/11/22 e algumas semanas depois começou uma explosão dessas borboletas, vimos muitas e muitas diariamente durante boa parte do verão. Pelo visto são bem comuns aqui, pelo menos na Carapina (área rural de São Francisco de Paula).
Nesse ano não consegui tirar uma foto boa da borboleta em si (difícil elas pararem quietas, rs), mas por coincidência tinha uma foto dessa espécie que tirei em 2015 em Pelotas, quando uma pousou na minha mão enquanto comia algumas uvas.
📸 Registro feito em 05/11/22 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.