Quando fomos limpar alguns Pleurotus que coletamos, achamos esta joaninha que estava sendo atacada por estes funguinhos rosas. Esta coisa branca ao lado é uma parte do estipe do Pleurotus.
São super minúsculos, a princípio nem tinha certeza se eram fungos mesmo, mas postando lá no iNaturalist eles foram identificados como sendo parte complexo Ophiocordyceps australis. É um fungo entomopatogênico (parasita de insetos), esse tipo de fungo infecta insetos, usa o corpo como fonte de nutrientes, e geralmente leva o hospedeiro à morte para depois frutificar.



Foram poucos os fungos parasitas que já encontrei por aqui, em geral eles são bem pequenos e difíceis de enxergar. Um exemplo é este da espécie Cordyceps tenuipes. São sempre muito interessante de observar, e este ainda com essas estruturas rosas, uma graça! Embora trágico para a joaninha, rs.
Depois, ainda lá no iNaturalist, outra pessoa comentou que ele corresponde à forma assexuada (anamorfo), com morfologia típica do antigo gênero Stilbella, mostrando características semelhantes às da espécie Ophiocordyceps buquetii. Eu não tenho nada a contribuir em questão de taxonomia, rs, só vejo que este tipo de fungo não é tão fácil de identificar somente por foto. Mas ficam ai as sugestões de identificação de especialistas.
E por sinal, a joaninha também foi identificada lá no iNaturalist, é da espécie Mycotretus ornatus.
📸 Registro feito em 21/03/25 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.

