Umas bolinhas pretas em um tronco em decomposição. Pra quem não conhece talvez nem pense que se tratam de fungos! Já encontrei essa espécie algumas vezes por aqui, em diferentes áreas, mas sempre em mata nativa.



Acredito serem espécimes de Phylacia turbinata, também conhecidos como “Botão de camisa”, identifiquei através do livro do Primavera Fungi. Procurei mais informações sobre essa espécie mas não achei quase nada, mesmo em inglês.
Vendo pelo iNaturalist tem apenas 21 observações aqui no Brasil (3 são minhas), e nada mais no resto do mundo. Então não sei se são endêmicos daqui, ou se não há muita pesquisa e informação sobre eles ainda (ou os dois, rs).
Eles tem uma consistência lenhosa, são bem duros. São mais marrons quando jovens e ficam pretos depois que a sua superfície se rompe para liberar os esporos.



São bem pequenos, cerca de 1 cm de altura e diâmetro. Crescem sobre madeira em decomposição, geralmente em grupos.
Estes fungos são classificados como ascomicetos, são do filo Ascomycota. Pesquisando descobri que os ascomicetos são o grupo mais numeroso de fungos, com cerca de 32.300 espécies descritas.
Neste grupo estão também os fermentos e os bolores comuns que acometem os alimentos – como o fungo usado no queijo gorgonzola, por exemplo. Quem quiser saber mais sobre esse filo, pode dar uma olhada na Wikipedia.
📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.