Um lindo e impressionante plasmódio de mixomiceto! Bem amarelo, parece algo alienígena e radioativo ao mesmo tempo, rs.
Crescendo sobre madeira em decomposição, inclusive sobre algumas folhas no tronco e também já estava sobre alguns desses funguinhos rosados crescendo no mesmo tronco.
É um faneroplasmódio, que tem como característica ser um estrutura grande, visível e com veias marcadas. Pertence a família Physaraceae, porém é difícil chegar na identificação exata nesse estágio.
É possível que seja da espécie Physarum polycephalum (agora Badhamia polycephala), mas também pode ser Physarella oblonga, ou Fuligo septica.
Um agradecimento ao biólogo Jorge Velloso pela ajuda na identificação e pelas informações acima!
De acordo com o Wikipedia, o plasmódio é uma massa amebóide que contém muitos núcleos diplóides. Os mixomicetos passam parte de seu ciclo de vida como plasmódios, crescendo sobre solo úmido ou material em decomposição.
Sob condições adequadas, os plasmódios formam “corpos de frutificação” com esporos nas pontas. Estes esporos são como “sementes” que se dispersam pelo ambiente e servem para a reprodução da espécie.
Como exemplo dá pra ver este mixomiceto Arcyria denudata que encontrei em março/24, com estas lindas estruturas reprodutivas que servem para espalhar os esporos.
Nesse caso das fotos só dá pra ver o estágio de plasmódio mesmo, que por si só já é muito lindo e interessante!
📸 Registros feitos em 27/04/24 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.