Confesso que até pouco tempo nem sabia que existiam tucanos aqui pelo Rio Grande do Sul, então foi uma surpresa ver esse tucano pela primeira vez aqui em São Chico. Depois pesquisando descobri que se tratava de um Tucano-de-bico-verde (nome científico Ramphastos dicolorus), conhecido em inglês como Red-breasted Toucan.
Eles são muito comuns por aqui na Serra Gaúcha, principalmente em área rurais e regiões de mata, até na cidade já vi e ouvi (embora poucas vezes), inclusive nos arredores do Lago São Bernardo. O som que eles emitem parece um “ronquinho”, escutava bastante mas achava que era de algum outro animal, até pensei que fossem sapos, rs. Depois que fui perceber que o som vinha deles. Pra quem ficou curioso, lá no wikiaves, dá pra escutar a vocalização deles.
Ocorre no Brasil, principalmente no sudeste e sul do país, e também em partes da Argentina e Paraguai. Se alimenta de frutas, como o fruto da embaúba e pitanga, além de outras frutas não nativas em pomares. Também se alimenta de insetos, artrópodes e pequenos vertebrados, incluindo filhotes e ovos de outras aves.
É difícil conseguir fotografar estes serelepes, são bem agitados e não chegam muito perto. Só consegui esse registro, num dia de chuva, onde ele pousou em algumas árvores perto da casa onde estávamos morando na Carapina (área rural de São Chico). Consegui pegar a minha câmera que tem um super zoom (a qualidade não é das melhores, mas permite fazer esses registros de longe pelo menos) e captar algumas imagens.
Pesquisando na internet descobri que tem 5 espécies da família dos tucanos (Ramphastidae) aqui território no gaúcho, sendo a mais comum delas o tucano-de-bico-verde.
📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.