Publicado: nov 21, 2024
Escrito por: Helissa

Um funguinho bem diferente! Quando vi nem tinha certeza do que era, se camufla bem no chão da mata, parecendo folhas ou pétalas caídas. Até foi muita sorte ter visto e identificado que era algo diferente, rs.

Chegando mais perto e tocando nele vi que tinham uma textura parecida com fungo mesmo. Já estava um pouco velho e quebradiço, assim que comecei a tocar um pouco mais já acabei quebrando a base dele.

Estava crescendo sobre o solo, e ao lado tinha outro negocinho escuro com uma textura parecida que creio ser um jovem da mesma espécie.

Chegando em casa procurei no livro do Primavera Fungi e acredito ser da espécie Wynnea americana (ou algo próximo). A sugestão automática do iNaturalist tbm foi dessa espécie, porém ainda não tinha nenhuma observação dela aqui no Brasil.

É conhecido em inglês como Moose antlers ou Rabbit ears, e este tinha cerca de 5,5 cm de altura. Vendo pelo iNaturalist parece que ele ocorre no leste dos Estados Unidos até a América Central e também tem alguns registros no Equador. Pela Wikipedia vi que foi também coletado na Costa Rica, Índia e Japão. Parece que pode ocorrer em vários países mesmo mas ainda faltam registros.

Depois de postar lá no Instagram o Jeferson (autor do Primavera Fungi) comentou que realmente é uma raridade encontrar este fungo, que ele encontrou apenas uma vez; e outro biólogo também comentou que encontrou também apenas uma vez e aqui na FLONA de São Francisco de Paula.

Enfim, um encontro muito interessante! Este eu desidratei e será enviado para pesquisadoras do iFungilab, talvez em breve saberemos um pouco mais sobre ele.

📸 Registro feito em 13/11/24 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.

Posts Relacionados

Panus strigellus | Cogumelo selvagem comestível

Lentinus crinitus | Cogumelo selvagem comestível

Pleurotus pulmonarius | Cogumelo nativo comestível

Cogumelos brasileiros comestíveis | Da mata ao prato

10 Cogumelos comestíveis da Mata Atlântica

Macrolepiota capelariae | Cogumelo comestível da Mata Atlântica

Como identificar cogumelos selvagens? | Dicas para iniciantes

Phaeoclavulina cyanocephala | Fungo azul na Serra Gaúcha

Caça aos Cogumelos na Serra Gaúcha | Experiências e Dicas