Identificar cogumelos às vezes não é uma tarefa tão fácil, e qualquer informação extra sobre o espécime pode ser de grande ajuda. Já escrevi neste post várias dicas de identificação, mas aqui abordo mais uma: conferir a cor dos esporos.
Os esporos são como se fossem as “sementes” dos cogumelos, são microscópicos e liberados pela parte de baixo do chapéu. Para conferir a cor deles, é preciso coletar o cogumelo (um espécime adulto, com o chapéu já aberto) e fazer um “carimbo” dos esporos.


É bem simples, corte o estipe (“caule” ou “pé” do cogumelo) e deixe o chapéu direto em contato com uma folha branca, papel alumínio ou outra superfície com uma cor neutra, cubra com um pote e deixe por algumas horas. Geralmente de 6 a 8 horas já dá para observar, mas alguns podem demorar um pouco mais. Os esporos vão se acumular na folha, e assim dará para enxergá-los e descobrir sua cor. Essa informação é uma ajuda para confirmar a identificação de uma espécie ou gênero.


Quando eu faço é realmente só para conferir a cor, então não me importo muito com o tipo da superfície ou a esterilização do material. Porém, esse processo de fazer uma esporada (também chamado de carimbo de esporos) também é feito como um método de propagação no cultivo de cogumelos, como recurso didático, ou para fins artísticos. Para esses outros fins, a esterilização, armazenamento e/ou tipo de material vão importar mais.


