Mais algumas taças na floresta, agora amarelas! São fungos da espécie Cookeina colensoi. Primeira vez que encontro essa espécie! Vi eles em duas áreas diferentes, primeiro achei que eram um Cookeina speciosa desbotado, mas depois vi que a cor era bem amarela e diferente mesmo. Achei uma graça os bebezinhos, rs (fotos mais abaixo).
Crescem sobre madeira em decomposição dentro da mata, tem em média de 1 a 2 cm de diâmetro e 1 cm de altura, e possuem uma textura meio de cartilagem, mas que pode ficar mais dura e quebradiça quando o tempo está bem seco.
Lá no iNaturalist só tem 11 observações no Brasil, e 153 no mundo, parece não ser tão comum. Espécies desse gênero são conhecidas pelo nome Cup Fungi em inglês, e são encontradas em regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo.
Também é comestível, como a espécie Cookeina speciosa (que são umas “taças” de cor salmão), porém são tão pequenos e até hoje sempre encontrei em tão pouca quantidade que nem vale a pena, ainda não provei nenhum desse gênero por este motivo. Talvez algum dia encontre eles em abundância, aí dá pra provar!
📸 Registro feito em 01/02/24 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.