Estes “ninhos de pássaro”, como são conhecidos popularmente, são de uma belezura e delicadeza sem palavras. Adoro encontrar e ficar admirarando eles! Acredito serem da espécie Cyathus striatus. Seu nome comum em inglês é Fluted bird’s nest.
Tirar fotos boas desses cogumelinhos é uma tarefa difícil pois eles são minúsculos – cerca de 1 cm de altura e 0,5 cm de diâmetro.



São decompositores, crescem sobre o solo com bastante matéria orgânica, e em madeira morta. Já encontrei eles no vaso de algumas das minhas suculentas também, e em gravetos em decomposição. Acredito que aqui na região crescem o ano todo, pois já os vi em todas as estações.
Essas estruturas que parecem ovinhos são chamados peridíolos e são elas que abrigam a massa de esporos. Quando chove as gotas d’agua caem dentro do “ninho” e acabam ajudando a espalhar essas estruturas. Nas fotos também dá pra ver alguns jovenzinhos onde o “ninho” ainda está fechado.



Atualização: Ao longo dos últimos 2 anos encontrei esses funguinhos muitas vezes, inclusive no meu quintal, como já mencionei acima, e na minha horta – principalmente depois de adicionar serragem e alguns pedaços de papelão. São muito lindinhos, não me canso de admirar! Até hoje não sei com certeza se são dessa espécie ou algo próximo, pois é difícil identificar só por foto, várias espécies são parecidas.
📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.


