Estes “ninhos de pássaro”, como são conhecidos popularmente, são de uma belezura e delicadeza sem palavras. Adoro encontrar e ficar admirarando eles! Acredito serem da espécie Cyathus striatus. Seu nome comum em inglês é Fluted bird’s nest.
Tirar fotos boas desses fungos é uma tarefa difícil pois eles são minúsculos – cerca de 1 cm de altura e 0,5 cm de diâmetro (uma lente macro faz falta, rs).



Estes estavam ao redor de um abacateiro que plantei alguns meses atrás (dá pra ver nesse vídeo que postei la no insta), no solo tinha bastante matéria orgânica/madeira morta, que é o substrato no qual essa espécie cresce. Já encontrei eles no vaso de algumas das minhas suculentas também, e em gravetos em decomposição. Acredito que aqui na região crescem o ano todo, pois já os vi em todas as estações.
Essas estruturas que parecem ovinhos são chamados peridíolos e são elas que abrigam a massa de esporos. Quando chove as gotas d’agua caem dentro do “ninho” e acabam ajudando a espalhar essas estruturas. Nas fotos dá pra ver um “ninho” que já está vazio.
📸 Registro feito em 26/08/23 na região da Carapina (São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul).