Favolus brasiliensis, um cogumelo comestível que cresce sobre madeira em decomposição. O himenóforo (parte de baixo) tem essas estruturas que parecem favos, um “design” bem lindo e característico.
É umas das espécies consumidas pelo povo Yanomami (Sanöma), e conhecida por eles como Waikasö amo. Os cogumelos do gênero Pleurotus como Pleurotus albidus e Pleurotus djamor são outros exemplos de espécies consumidas tradicionalmente por estes povos.
Foi a primeira vez que encontramos este bendito funguinho que estava na minha lista de desejos faz tempo! Parece ser bem comum em outras partes do país, mas por aqui não encontramos com muita facilidade não.
Já vi por fotos que podem crescer bem abundantes, mas nós encontramos só este pouquinho mesmo, rs. E já estavam bem maduros, meio secos, com as bordas amareladas, pois tem feito bastante calor por aqui.
Mesmo assim colhemos alguns para provar, pois foi tão difícil encontrar essa espécie que não queria perder a oportunidade, rs.
Refogamos rapidinho, acho que não deu nem 1 minuto, pois eles eram pequenos e já meio ressecados. Deu uma torradinha de leve e ficou parecendo um chips de cogumelo, bem crocante e um sabor gostoso! Espero um dia encontrar mais para provar melhor.
📸 Registro feito em 01/02/24 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.