Publicado: fev 4, 2024
Atualizado: mar 20, 2025
Escrito por: Helissa

Favolus brasiliensis, um cogumelo comestível que cresce sobre madeira em decomposição. O himenóforo (parte de baixo) tem essas estruturas que parecem favos, um “design” bem lindo e característico.

É umas das espécies consumidas pelo povo Yanomami (Sanöma), e conhecida por eles como Waikasö amo. Os cogumelos do gênero Pleurotus como Pleurotus albidus e Pleurotus djamor são outros exemplos de espécies consumidas tradicionalmente por estes povos.

Favolus brasiliensis encontramos em 01/02/24.

Em fevereiro de 2024 foi a primeira vez que encontramos este bendito funguinho que estava na minha lista de desejos faz tempo! Parece ser bem comum em outras partes do país, mas por aqui não encontramos com muita facilidade não.

Já vi por fotos que podem crescer bem abundantes, mas nós encontramos bem pouquinho mesmo, como dá pra ver nas fotos acima. E também já estavam bem maduros, meio secos, com as bordas amareladas, pois tem feito bastante calor por aqui.

Mesmo assim colhemos alguns para provar, pois foi tão difícil encontrar essa espécie que não queria perder a oportunidade. Refogamos rapidinho, acho que não deu nem 1 minuto, pois eles eram pequenos e já meio ressecados. Deu uma torradinha de leve e ficou parecendo um chips de cogumelo, bem crocante e um sabor gostoso! Espero um dia encontrar mais para provar melhor.

Atualização: Encontramos um lindo grupinho de Favolus brasiliensis em março de 2025 (fotos acima). Quando vi de longe achei que era Pleurotus, chegando perto e vendo esses lindos poros já deu pra ver que eram Favolus. Fiquei super feliz pois, como mencionei acima, não são muito comuns por aqui e estes estavam em perfeito estado.

Dessa vez deu pra coletar uma boa quantidade pra provar melhor, o sabor é bom mas eles tem uma textura bem firme e fibrosa que até nos lembrou aos Lentinus; mesmo refogando ou cozinhando seguiram bem duros e fibrosos pra mastigar.

No fim não posso dizer que é nosso cogumelo selvagem comestível favorito, rs mas valeu a pena experimentar. Se encontrar mais algum dia quero tentar outros métodos de preparo, como desidratar e fazer um pó para tempero.

📸 Registro feito em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.

Posts Relacionados

Cogumelos brasileiros comestíveis | Da mata ao prato

Phillipsia domingensis | Fungo comestível na Serra Gaúcha

Cookeina venezuelae | Fungo selvagem comestível

Como identificar cogumelos selvagens? | Dicas para iniciantes

Cogumelos selvagens comestíveis na Serra Gaúcha

Pleurotus djamor | Cogumelo selvagem comestível no Brasil

Pleurotus albidus | Cogumelo selvagem comestível no Brasil

Oudemansiella platensis | Cogumelo selvagem comestível

Caça aos Cogumelos na Serra Gaúcha | Experiências e Dicas