Publicado: set 8, 2023
Atualizado: set 27, 2024
Escrito por: Helissa

Encontrei estes lindos cogumelos da espécie Gymnopilus junonius duas vezes esse ano, em junho e em novembro, ambas na base de um mesmo enorme eucalipto perto do Lago São Bernardo.

Gymnopilus junonius na Serra Gaúcha

Também conhecido como Cogumelo Uruguaio ou Laughing Gym/Jym ou Spectacular rustgill em inglês. Esta espécie cresce em associação com eucaliptos e pode chegar até 30 cm de diâmetro do chapéu e 20 cm de altura. Desses que eu encontrei em novembro o maior tinha cerca de uns 10 cm de diâmetro. Possui um anel móvel, e lamelas no himenóforo (parte de baixo do chapéu).

É dito ser mais comum no período do outono e inverno, porém encontrei essa simpática família em plena primavera, então não dá pra levar muito à risca essa informação.

Espécimes de Gymnopilus junonius encontrados em novembro

Pesquisando se encontram diferentes (e confusas) informações sobre a sua comestibilidade, alguns reportam (principalmente sites em inglês) que não é comestível devido ao seu gosto amargo, e que algumas subespécies possuem certas toxinas e até propriedades alucinógenas.

Porém parece que ele é muito consumido no Uruguai (o que explica seu nome comum em português). Aparentemente os uruguaios tem um método específico de prepará-lo, que passa por algumas fervuras e descarte d’água e depois faze-lo em conserva, que o torna comestível.

Espécimes de Gymnopilus junonius encontrados em junho

Depois de postar lá no Instagram, descobri que o modo de preparo uruguaio está presente no livro do Primavera Fungi (a partir da 2ª edição). Eu já tinha dado uma lida nas receitas do livro, porém o nome da receita está como “Escabeche de cogumelo do eucalipto”, e eu nunca tinha lido com atenção os ingredientes para ver que se tratava de fato deste Gymnopilus junonius. Ai vi que “Cogumelo do eucalipto” é mais um de seus nomes comuns, inclusive o nome mais comum lá no Uruguai.

Ainda não testei a receita, pois não achei mais eles. Talvez se achar novamente eu colete alguns para experimentar!

Provando o Escabeche de cogumelo do eucalipto

Atualização: Em abril de 2024 durante algumas semanas encontramos uma quantidade enorme destes cogumelos e resolvemos coletar para fazer o tal do escabeche. Eu não sou muito fã de coisas em conserva assim com vinagre mas estava curiosa.

Primeira fervura, depois já com vinagre, cebola e cenouras, e o resultado final.

Seguimos a receita do livro que já tinha aqui, porém depois vi que existem milhares de receitas pela internet, especialmente se procurar em espanhol “Escabeche de hongos de eucalipto” ou variantes disso.

A primeira etapa é cortar os cogumelos e lavar/enxaguar várias vezes, trocando a água, até que ela fique bem clara; e depois ferver os cogumelos por alguns minutos e descartar. Na receita do livro diz para ferver apenas uma vez, mas pela internet depois eu vi pessoas recomendando ferver e descartar a água umas 3 vezes, o que em retrospecto fez bem mais sentido pra mim pois eles são realmente muito amargos e apenas uma fervura não resolveu.

Depois segue uma receita básica de escabeche/conserva. O resultado final: não curtimos muito, rs. Ficou “amarguento”, mas creio que realizando o processo de fervura e descarte mais algumas vezes teria resolvido isso. Mas, tirando o amargo, no final o cogumelo fica meio com gosto de nada, parece uma conserva normal, então vai depender de outras coisas gostosas que se coloque junto (geralmente as receitas tem cebola, alho, cenoura, etc). Enfim, eu sinceramente achei um trabalhão imenso pra um resultado bem meia boca. Mas tem gente que adora, realmente vai de gosto pessoal!

📸 Registros feitos em 29/06/23 e 02/11/23 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha).

Posts Relacionados

Cogumelos associados a Eucalipto no Brasil

Cogumelo Boletinellus rompelii na Serra Gaúcha

Como identificar cogumelos selvagens? | Dicas para iniciantes

Cogumelos selvagens comestíveis na Serra Gaúcha

Lago São Bernardo em São Francisco de Paula

Porcini (Boletus edulis) | Cogumelo selvagem comestível no Brasil

Laccaria fraterna | Cogumelo selvagem comestível

Diferença entre Fungos, Cogumelos e Macrofungos

Caça aos Cogumelos na Serra Gaúcha | Experiências e Dicas