Publicado: abr 20, 2024
Atualizado: maio 11, 2024
Escrito por: Helissa

O Hotel Cavalinho Branco é parte indissociável do mais famoso cartão postal da cidade, o Lago São Bernardo. Logo na entrada do Lago, dá pra ver o Hotel imponente aos fundos.

Atualmente ele faz parte do Inventário Histórico Cultural São Francisco de Paula, que começou a ser elaborado e construído em 2017, buscando registrar bens edificados com relevância histórico-cultural, e assim contribuir para a sua preservação.

Letreiro na entrada do Lago São Bernardo, e o Hotel Cavalinho Branco aos fundos, “dentro” do coração. Junho/2023.

As informações neste post foram tiradas do inventário do Hotel, feito em 2020 em parceria com o IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado).

Sua história começa na década de 1940, quando começou sua construção com o intuito de ser um hotel-cassino. Porém, com a proibição dos jogos de azar no Brasil em 1946, o projeto foi por água abaixo.

Após isso, houveram outras ideias de projetos sem continuidade, e o edifício foi a venda. Em um anúncio de 1963, destacou-se que o local era propício para atividades como hotel de luxo, condomínio com 47 apartamentos, retiro de velhice e colônia de férias.

Fachada do Hotel Cavalinho Branco em São Francisco de Paula. Junho/2023.

Em 1969 a Prefeitura declarou a área como sendo de utilidade pública para fins de desapropriação. Dois anos depois uma lei municipal autorizou a Prefeitura a participar da constituição da empresa Cavalinho Branco S.A. Hotelaria e Turismo e a subscrever ações.

Em 1976 outra lei municipal autorizou a alienação das ações para a Fábrica de Acordeões Sonelli S.A., de Canela, e um ano depois para a Turinvest S.A. Hotéis e Turismo.

Lago São Bernardo em um dia de outono e Hotel Cavalinho Branco aos fundos. Junho/2022.

A Turinvest se comprometeu a assumir as dívidas e encargos da Cavalinho Branco S.A., assim como a construir um restaurante, local de jogos e camping até o verão de 1978 e a concluir o prédio até setembro de 1979. O Hotel foi oficialmente inaugurando em 1979, estando em funcionamento desde então.

Uma coisa que eu achei confusa foi que no site e Instagram do Hotel as datas são diferentes, dizendo que o prédio começou a ser construído na década de 30 e inaugurado em 1978. De qualquer forma, deu pra ter uma ideia da história desta edificação tão icônica na cidade de São Francisco de Paula.

Referências e Links Úteis:

Posts Relacionados

Uma visita ao Parque do Caracol em Canela | Serra Gaúcha

Livraria Miragem em São Francisco de Paula

Uma visita ao Parque das 8 Cachoeiras em São Chico

Monumentos históricos da Av. Júlio de Castilhos em São Chico

Colônia Itagiba e Lagoas | Área rural de São Francisco de Paula

Carapina | Área Rural e Turística de São Francisco de Paula

Lago São Bernardo em São Francisco de Paula

Parque da Ronda | São Francisco de Paula

Barragem da Corsan | São Francisco de Paula