Alguns retratos do Lago São Bernardo no fim do outono e inverno.
O lago é abastecido por 8 vertentes naturais e possui 5 metros de profundidade. Tem uma circunferência de aproximadamente 2 km de extensão, onde é comum ver as pessoas caminhando, correndo, andando de bicicleta ou passando de carro.
De infraestrutura possui um banheiro público na entrada e um mais ou menos na metade do lago à esquerda, uma academia ao ar livre, alguns bancos e trapiches para apreciar a vista, uma área com mesas, e um chimarródromo.
Tem a opção de fazer um passeio de pedalinho, e tem um pequeno santuário em uma gruta, que homenageia a Serra do Mar e a Mata Atlântica. Para completar o cenário, tem o Hotel Cavalinho Branco, um prédio histórico e um destaque na paisagem, sendo visível logo na entrada Lago.
Enfim, o Lago São Bernardo é o cartão postal de São Chico, realmente vale a pena passar para conhecer. Ótimo para relaxar e apreciar a natureza – isto é, se for de manhã cedo ou dia de semana, pois de tardinha e aos finais de semana pode ficar bem lotado. Para quem curte paz e silêncio como eu, é bom ter isso em mente, rs.
Também vale muito a pena conhecer esse ponto turístico em diferentes estações, a mudança entre verão, outono, primavera e inverno é bem grande. A estação mais linda sem dúvidas é o outono, com as árvores com suas folhas em vários tons de vermelho, laranja e amarelo. Mas o inverno tem sua beleza também, com os galhos secos e neblina, a primavera com tudo ficando super verdinho novamente e os passarinhos felizes cantando, e o verão traz a tona uma abundância de hortênsias em flor.
📸 Registros feitos em Junho e Agosto de 2023, em São Francisco de Paula – Rio Grande do Sul.