A Livraria Miragem, pela beleza de sua arquitetura imponente em uma esquina da Avenida central da cidade, e por ser “um misto de livraria e museu histórico”, como menciona o site da prefeitura, é um dos pontos turísticos de São Chico.
Quando chegamos na cidade e vimos a livraria pela primeira vez imaginamos que fosse um casarão histórico, que realmente é muito lindo e chama atenção, porém depois descobrimos que na verdade o prédio foi construído em setembro de 2007. O fato não tira a beleza do local, e a homenagem a uma arquitetura que remete às construções do passado.
A proprietária é a professora aposentada Luciana Olga Soares, que idealizou esta livraria com o objetivo também de preservar a história e a cultura local. Para quem quiser saber mais sobre ela e este projeto, encontrei esta entrevista que é bem interessante.
O prédio possui três andares, com uma grande variedade de livros sobre todos os tópicos possíveis e para todos os gostos, assim como muitos móveis e objetos variados da cultura campeira, além de exposições de arte. Se o exterior já chama a atenção, o interior, que é enorme, é ainda mais cheio de detalhes e um prato cheio para amantes de livros e de história.
No último andar, o sótão, entre móveis antigos e livros variados há também um espaço reservado para o sebo, livros usados que são especialmente escolhidos pela proprietária.
Ao lado da livraria, conectado por um pátio interno com um lindo e enorme Plátano no centro, há a cafeteria “Capitão Chaves – Cervejas Especiais e Café”, que oferece várias opções de comes e bebes gostosos, pratos estes que são todos vegetarianos ou veganos, pois eles não trabalham com carne.
Aos fundos deste pátio interno há outro prédio que parece histórico, mas na verdade é uma réplica do primeiro banco da cidade. Quando fomos estava fechado, mas falaram que em uma época foi um museu.
Enfim, vale a pena tirar uma tarde para conhecer e apreciar a livraria Miragem. Fica aberta das 13 as 18hrs todos os dias, e aos sábados das 10 as 18hrs. Quando fomos, no final de 2023, não havia cobrança para apenas entrar e conhecer o local, mas a partir de agosto de 2024 começaram a cobrar uma taxa de entrada de R$ 10,00, sendo que R$8,00 podem ser abatidos de qualquer compra feita na livraria.
📸 Registros feitos em 16/11/23 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.