Publicado: maio 19, 2024
Atualizado: jun 6, 2024
Escrito por: Helissa

O interesse pelo consumo de cogumelos no Brasil tem aumentado bastante nos últimos anos. Além de serem muito gostosos e nutritivos, também existem estudos demonstrando que muitos oferecem vários benefícios pra nossa saúde. Estes são conhecidos popularmente como cogumelos medicinais.

Abaixo um resumo das espécies mais estudadas, cultivadas e comercializadas pela suas propriedades medicinais aqui no Brasil. E para saber onde comprar estes cogumelos, neste post listo os produtores e lojas online que vendem cogumelos medicinais no nosso país.

Juba de Leão (Hericium erinaceus)

Cogumelo Hericium erinaceus, nome popular Juba de Leão. Créditos da imagem: Adobe Stock.

Cogumelo comestível nativo da América do Norte, Europa e Ásia, cresce sobre madeira geralmente no final do verão e outono. Tem como característica estruturas que parecem longos espinhos brancos que lembram uma juba de leão. É considerado apetitoso como alimento e também utilizado como medicinal.

Tem sido usado na medicina tradicional chinesa há séculos, e algumas das propriedades medicinais e benefícios que encontrei sobre ele são: melhora a memória e combate o declínio cognitivo e demência em adultos e idosos, auxilia e acelera a recuperação de danos nos nervos, melhora a saúde gastrointestinal, e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Reishi (Ganoderma lucidum)

Cogumelo Reishi (Ganoderma lucidum). Créditos da imagem: Adobe Stock.

Um orelha-de-pau de cor avermelhada/alaranjada, e que possui minúsculos poros no himenóforo (parte de baixo). Ocorrem em vários partes do mundo, tanto em regiões tropicais quanto temperadas, incluindo América do Norte e Sul, África, Europa e Ásia.

Utilizado há milênios nas medicinais tradicionais asiáticas, como na China, Japão e Coreia. Conhecido em chinês como Lingzhi, que pode ser traduzido como “erva de potência espiritual” ou “cogumelo da imortalidade”.

Os benefícios alegados são inúmeros, como: fortalecimento do sistema imunológico, controle da pressão arterial, ajuda no tratamento do câncer; combate o envelhecimento precoce; ajuda na detoxificação do organismo; auxilia a memória, etc.

Cauda de Peru (Trametes versicolor)

Cogumelo Trametes versicolor, encontrado por mim em 21/04/24 em São Francisco de Paula, Serra Gaúcha.

Este cogumelo, conhecido popularmente por Cauda de Peru, possui uma textura aveludada, e cores que variam bastante, de tons amarelos, marrons, azuis e pretos. São finos e flexíveis, e possuem pequenos poros no himenóforo. Ocorre em praticamente o mundo todo.

Vem sendo utilizado pelas suas propriedades medicinais há séculos na Medicina tradicional chinesa onde é conhecido pelo nome Yun zhi.

Pesquisando na internet se encontram informações de muitos benefícios, principalmente que possui propriedades antioxidantes e que seu consumo ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxiliando no combate a infecções em geral e também combatendo células cancerígenas.

Cordyceps (Cordyceps militaris)

Cordyceps militaris cultivado em laboratório. Créditos da imagem: Adobe Stock.

O Cordyceps militaris é um fungo comprido e alaranjado, que parasita insetos e é “parente” do famoso fungo fictício da série The Last of Us. É nativo do hemisfério norte, estando presente na América do Norte, Europa e Ásia.

Esta espécie, assim como outras do mesmo gênero, vem sendo utilizada medicina tradicional chinesa por muito tempo e atualmente também na indústria farmacêutica moderna.

É dito que apresenta propriedades anti-inflamatórias, antitumorais e antienvelhecimento, sendo usado também para aumentar a energia e a força, melhorar o sistema imunológico, auxiliar no tratamento de disfunções sexuais, entre outros usos.

Cogumelo do sol (Agaricus blazei, Agaricus subrufescens)

Este cogumelo conhecido popularmente no Brasil por Cogumelo do sol, Cogumelo de Deus ou Cogumelo da Vida foi inicialmente classificado como Agaricus blazei, porém posteriormente com mais estudos é reconhecido atualmente como sendo da espécie Agaricus subrufescens.

É do mesmo gênero do famoso “champignon de Paris” (Agaricus bisporus). Ocorre em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Possui um chapéu de cor branco acinzentado até marrom avermelhado, e lamelas que começam brancas, depois ficam rosas e por fim pretas.

É utilizado na culinária e na medicina tradicional e alternativa por seus supostos efeitos no combate e prevenção do câncer; também é usado como fortalecedor da sistema imunológico, estimulante, e fortificante, e para melhorar o sistema circulatório, auxiliar na prevenção de osteoporose, entre outros.

Chaga (Inonotus obliguus)

Cogumelo Chaga (Inonotus obliquus). Créditos da imagem: Adobe Stock.

O Inonotus obliquus, conhecido popularmente como Chaga ou Diamante da floresta, não é o corpo frutífero do fungo, como são os cogumelos, mas sim uma massa de micélio.

Cresce sobre madeira, e tem uma coloração preta que lembra a carvão queimado na parte de fora, e por dentro uma coloração alaranjada. É nativo do hemisfério norte.

Vem sido usado na medicina tradicional há séculos em países como Rússia, China, Japão e Coréia. Alguns dos benefícios alegados são que seu consumo auxilia na melhora da saúde digestiva e do sistema cardiovascular, regula os níveis de açúcar no sangue, reforça o sistema imunológico, e que possui propriedades anti-inflamatórias.

Maitake (Grifola frondosa)

Cogumelo Maitake (Grifola frondosa). Créditos da imagem: Adobe Stock.

O cogumelo Maitake (nome científico Grifola frondosa) cresce na base de árvores. É nativo da Europa, América do Norte e partes da Ásia como China e Japão, sendo utilizado por seu valor culinário e também medicinal.

Ele possui substâncias que supostamente apresentam várias propriedades medicinais, como auxiliar no controle de pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico, inibir o desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias, entre outras.


Esta não é uma lista exaustiva, e sim apenas os principais cogumelos medicinais comercializados no Brasil. Vários outros cogumelos também possuem propriedades que podem ser consideradas medicinais, o Shiitake é um exemplo de um cogumelo comestível muito popular que também é usado de forma medicinal, a partir de extratos concentrados.

O cogumelo nativo Pycnoporus sanguineus, que é muito comum aqui no nosso país, também possui propriedades medicinais. Ele produz uma substância chamada cinabarina, com potencial antibacteriano e cicatrizante (entre outros), e há relatos de sua utilização na medicina tradicional de povos indígenas das Américas e da África, porém ainda não é produzido comercialmente.

Sem contar os “cogumelos mágicos”, que possuem propriedades alucinógenas (entre outras), como o Amanita muscaria, Psilocybe cubensis e Panaeolus cyanescens, que também são usados por algumas pessoas para fins medicinais.

Pycnoporus sanguineus (Trametes sanguinea), popularmente conhecido como Urupê ou orelha-de-pau. Registro feito por mim em 06/09/23 em São Francisco de Paula, Serra Gaúcha.

Há muitas informações sobre inúmeros benefícios destes cogumelos pela internet, descrevi aqui um resumo do que encontrei, mas procure sempre pesquisar mais a fundo em artigos científicos e duvidar de quem promete curas milagrosas e a solução para todos os problemas de saúde com apenas o consumo de um cogumelo.

Alguns pesquisadores, inclusive, ainda são céticos quanto aos supostos benefícios de certos cogumelos considerados medicinais.

Também verifique as contraindicações do consumo de cada cogumelo (por exemplo, algumas das espécies acima não são recomendáveis para gestantes e lactantes). Sempre pesquise e/ou confirme com seu médico se é possível ou recomendável o uso deles no seu caso específico, e por quanto tempo.

Posts Relacionados

Onde comprar cogumelos medicinais no Brasil?

Trametes versicolor | Cogumelo medicinal Cauda de Peru

O Cultivo de Cogumelos Comestíveis no Brasil | Fungicultura

Eventos e Cursos de Caça aos Cogumelos no Brasil

10 Cogumelos comestíveis da Mata Atlântica

Como identificar cogumelos selvagens? | Dicas para iniciantes

Cogumelos selvagens comestíveis na Serra Gaúcha

Caça aos Cogumelos na Serra Gaúcha | Experiências e Dicas

Amanita muscaria | Agário-das-moscas