Essa foi a primeira vez que visitamos o Parque Natural Municipal da Ronda, no fim de maio – dia do meu aniversário. Um dia geladíssimo de outono, mas com bastante sol pelo menos.
Fica bem pertinho da cidade – cerca de 2km do centro, e a entrada é gratuita. Não há muita infraestrutura, mas está passando por melhorias. Inclusive, a última vez que fomos agora no início de setembro, já haviam terminado de construir o pórtico de entrada e banheiros públicos.
O território do Parque é enorme (1200 hectares), existem vários mirantes, cachoeiras e trilhas (as vezes não muito bem demarcadas). Na entrada tem uma casa que é a sede da administração e de informações turísticas, porém ainda não possuem nenhum mapa do Parque para distribuir, o que seria bom para ter uma noção melhor da área e obter informações precisas sobre as trilhas e pontos de interesse.
Nesse dia caminhamos até o Mirante da Solidão (mais ou menos 1,5km do início do Parque). É bem bonita a vista, e tem uma estrutura de madeira para admirar a paisagem e tirar fotos – porém o estado das madeiras está bem duvidoso, com partes meio apodrecidas.
E na volta desse mirante infelizmente tem bastante lixo. Inclusive parece que essa área do Parque era um lixão no passado, mas não sei se esses são resquícios desse tempo que não foram recolhidos, ou são o resultado de gente sem noção que segue desrespeitando a natureza mesmo.
Na volta, também descemos para ver a Cascata da Ronda, que fica bem pertinho da entrada do parque – e com uma trilha bem estruturada, porém íngreme em alguns pontos.
Uma coisa ruim é a estrada de acesso ao Parque, que está em estado deplorável. Porém conversando com o pessoal da administração dizem que está na prioridade para ser arrumada.
De qualquer forma, é um privilégio ter acesso a uma área com natureza preservada tão linda e tão perto da cidade, espero que o município siga investindo e fazendo melhorias nesse espaço.
Horário de visitação e atendimento: Todos os dias das 08:30 às 17h.