Scleroderma citrinum, uma simpática “bolinha” crescendo no chão. Também conhecido por Bola-da-terra-comum, Bola de fumaça ou Common earthball e Pigskin poison puffball em inglês.
Estes fungos crescem em associação com as raízes de pinheiros (árvores do gênero Pinus), geralmente surgem mais na época do outono e inverno porém por aqui já encontramos áreas em que eles aparecem praticamente o ano todo! Li também que podem crescem em associação com eucaliptos, porém aqui por enquanto só encontrei junto a Pinus mesmo.
É um daqueles fungos que “explode” e solta a massa de esporos em seu interior (dá pra ver nesse meu vídeo). Ano passado vimos muitos e muitos, primeiro no outono onde surgiram vários em volta de um Pinus jovem no nosso terreno, e depois, principalmente na primavera, vimos uma abundância incrível deles no Parque da Ronda em áreas em que tem muitos Pinus.
Nas fotos acima dá pra ver o resultado da explosão, só sobra a “casca”, fica parecendo quase uma flor, rs. Pra quem não conhece e se depara só com essa casca talvez nem perceba que se trata de um fungo! E quando ainda jovens e o interior ainda está duro, tem uma cor e texturas bem interessantes.
Seu nome vem do grego, em que a palavra sclera significa “difícil” e derma significa “pele”. Quando adultos podem chegar a um tamanho bem grande, em média tem de 5 a 10 cm de diâmetro e 2 a 4 cm de altura.
⚠️ Não é um fungo comestível, se ingerido pode causar desconforto gastrointestinal em humanos e animais, e até seus esporos podem causar reações alérgicas como lacrimejamento, rinite, corrimento nasal e conjuntivite em pessoas sensíveis.
📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.