Publicado: jun 21, 2024
Escrito por: Helissa

Depois de 1 ano e meio morando aqui em São Chico, fomos finalmente conhecer o Parque das 8 Cachoeiras, famoso por aqui.

Ele fica bem pertinho do centro, a cerca de 4 km da rodoviária e a 3 km do Hotel Cavalinho Branco (que fica as margens do Lago São Bernardo). O Parque inclusive é vizinho do Parque da Ronda, que visitamos com frequência.

Acesso às trilhas para 6 das 8 cachoeiras, logo na entrada do Parque.

A estrada até lá é uma descidona, pois a sede do município está a cerca de 890 m de altitude e a sede do Parque fica em um vale, a cerca de 680 m. A condição da estrada é razoável com paralelepípedos na maior parte do trecho, quem não tem um carro muito baixo passa sem problemas, tomando cuidado para desviar de pedras soltas e desníveis.

Só chegando lá na entrada do Parque tem um pequeno trecho que ainda é estrada de chão e está numa situação não muito boa, mas passável. Como estamos sem carro, fomos de táxi e a corrida do centro até lá dá em média 35 a 40 reais.

Cabanas para aluguel e vista para o vale.

Para passar o dia no Parque e fazer as trilhas o custo é 30 reais por pessoa. Eles também tem uma Pousada com vários tipos de acomodações e um camping em um espaço amplo e bem cuidado, com boa infraestrutura (passamos por lá no caminho entre uma trilha e outra).

Como fomos no início de junho, logo após o mês de maio mais chuvoso da história (cerca de 750 mm de chuva aqui no município, uma quantidade absurda), tinha uma trilha que estava interditada por causa de deslizamento de terra – a que leva à Cachoeira da Neblina.

Outras duas, que passam por rios/córregos, estavam com alerta de atenção. E durante as trilhas que fizemos também dava pra ver um pouco o estrago das chuvas, com vários pontos de deslizamentos.

Neste dia visitamos 3 cachoeiras, o que já foi um bom exercício físico. É impossível conseguir fazer todas no mesmo dia, no máximo dá pra fazer 7 e isso trilhando sem parar de manhã até o fim da tarde, rs. A Cachoeira das Gêmeas Gigantes tem um percurso de 10 km ida e volta, com certeza teria que tirar um dia só pra ela.

Mapa que mostra as 8 cachoeiras e suas trilhas.

As trilhas em geral, mesmo as mais pertinho da sede, não são tão tranquilas pra quem não está acostumado a trilhar dentro da mata. Muitas subidas e descidas, trechos passando por pedras escorregadias, etc. Tem que ir com cuidado e prestando bastante atenção.

Como fomos também logo após uma época de bastante chuva, tudo estava ainda mais úmido, partes alagadas e trilhas um pouco prejudicadas. No verão deve ser mais tranquilo por estar tudo um pouco mais seco, porém as cachoeiras talvez não estejam tão espetaculares pelo mesmo motivo.

De qualquer forma, fomos de galocha como sempre fazemos quando vamos trilhar pela mata aqui em São Chico, pois em geral é bem úmido mesmo e também já protege contra animais peçonhentos.

Em algumas trilhas tem um pouco de infraestrutura em algumas partes, como pontes e escadarias de madeira para facilitar o acesso. Algumas delas estão com partes da madeira já velha e prejudicada pela umidade, outras são estruturas ainda novas e bem mantidas.

Cachoeira do Remanso, ponte e escadarias na trilha, e a Cachoeira Escondida

Visitamos primeiro a Cachoeira do Remanso, antes de chegar nela da pra ver a estrutura que abrigava uma micro-usina hidrelétrica que fornecia energia para o Parque no passado.

Depois seguimos para a Cachoeira Escondida, que é basicamente uma continuação da mesma trilha. O percurso até lá é cheio de pedras, e com a umidade fica super escorregadio, não muito “confortável”, e requer bastante atenção.

O trajeto também estava cheio de lixo, muito triste de ver. Isso é porque os rios/córregos que formam algumas das cachoeiras do Parque passam por áreas dentro da cidade e acabam ficando poluídos e arrastando bastante lixo.

Falei com a recepcionista do Parque e ela disse que a limpeza ali é constante, mas depois das chuvas extremas ainda não tinham conseguido limpar tudo que as enxurradas levaram até o Parque. Esse também é o motivo de algumas das cachoeiras serem impróprias para o banho.

Pontes e escadarias na trilha e a Cascata da Ronda

Após, fomos até a Cascata da Ronda, que segue por uma parte diferente do Parque. No caminho até ela tem a opção da trilha até a Cachoeira da Neblina também, mas esta estava interditada no dia. O final da trilha até a Cascata da Ronda tem uma escadaria enorme que é um desafio para quem tem medo de altura, rs, além de ser um bom cardio. Mas tem uma linda recompensa no final.

Foi legal ver esta cachoeira em particular pois nós já tínhamos visto ela “de cima”; fizemos uma trilha no Parque da Ronda que leva até a cabeceira desta cachoeira, então agora conseguimos ver ela de baixo em todo seu esplendor.

Todas são muito lindas, e estavam super cheias e impressionantes. Para quem gosta de cachoeiras, realmente vale a pena a visita. Para mais informações, dá pra conferir o site e o Instagram do Parque das 8 Cachoeiras.

📸 Registros feitos em 01/06/24 no Parque das 8 Cachoeiras em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.

Posts Relacionados

Queijo Serrano | Patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul

Parque Aldeia do Imigrante em Nova Petrópolis | Serra Gaúcha

Uma visita ao Parque do Caracol em Canela | Serra Gaúcha

Livraria Miragem em São Francisco de Paula

Monumentos históricos da Av. Júlio de Castilhos em São Chico

Hotel Cavalinho Branco em São Francisco de Paula

Colônia Itagiba e Lagoas | Área rural de São Francisco de Paula

Carapina | Área Rural e Turística de São Francisco de Paula

Lago São Bernardo em São Francisco de Paula