Uma linda espécie de fungo coral, fiquei tão feliz quando encontrei! Estavam crescendo sobre um tronco em decomposição dentro da mata, fiquei surpresa porque achava que esse tipo de fungo crescia só no solo.
Primeiro achei que pudesse ser do gênero Ramaria, depois achei a espécie Ramariopsis kunzei bem parecida, mas eram só palpites mesmo. Mas felizmente o @deniis_zaba já identificou como sendo do gênero Artomyces, que uma das características é a ponta dos ramos em forma de coroa como estes tem.
Depois que tirei fotos desse adulto e desse jovenzinho que estavam no mesmo tronco (duas primeiras fotos), caminhei mais um pouco e achei outro tronco com mais uns quantos espécimes diferentes! Na última foto do post dá pra ver de mais perto os detalhes desse coral lindo!
Nos dois troncos por coincidência também achei alguns funguinhos azuis minúsculos do gênero Chlorociboria (até dá pra ver um deles na foto com o gnomo, no canto inferior esquerdo).
Li que algumas espécies do gênero Artomyces são comestíveis, mas difícil chegar na espécie exata desse pra saber. Pelas fotos até podem parecer grandes, mas eram bem pequeninos, entre os mais jovens e o mais adulto tinham de cerca de 2 a 5 cm de altura – dá pra ver a foto com o meu gnomo (que tem 7 cm) pra ter uma noção de escala.
É só a segunda vez que encontro um fungo coral, acho esse tipo de fungo de uma beleza e delicadeza incríveis e por aqui não são tão comuns, então é sempre uma alegria encontrar! O outro que encontrei foi um Phaeoclavulina cyanocephala, um lindo coral azul jovenzinho e solitário, crescendo no chão da mata.
📸 Registro feito em 27/12/23 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaucha.