Publicado: abr 11, 2024
Atualizado: jun 16, 2024
Escrito por: Helissa

Cursos e eventos de caça aos cogumelos no Brasil tem ficado cada vez mais populares nos últimos anos.

Em algumas regiões, como aqui na Serra Gaúcha, no período do outono e inverno geralmente se encontram algumas ofertas e opções deste tipo de atividade em datas diferentes.

Este tipo de evento, também chamado de experiência, imersão ou workshop, em geral consiste em uma parte teórica de introdução sobre o reino Fungi, com informações gerais sobre cogumelos e sobre a caça em si; depois a ida à campo para de fato caçar e coletar cogumelos, identificando as espécies e aprendendo mais sobre elas na prática com a mediação do facilitador do curso; e por fim a maioria termina com um almoço/lanche onde os cogumelos comestíveis encontrados são preparados para degustação.

Da esquerda para direita: Russula sardonia (não comestível), Amanita rubescens (comestível com ressalvas e preparo específico), e Suillus salmonicolor (comestível).

Os cursos e workshops ofertados, porém, também podem variar nas experiências oferecidas ou focar em cogumelos/biomas específicos.

Aqui na Serra são comuns as caçadas nos bosques/plantações de Pinus, com o foco nos cogumelos comestíveis exóticos como o Porcini (Boletus edulis), Suillus granulatus e Lactarius quieticolor. Mas há também ofertas de caçadas de cogumelos da Mata Atlântica, por exemplo, que geralmente ocorrem na primavera ou verão.

Os eventos em sua maioria duram 1 dia (manhã e tarde), e tem um valor médio de 200 a 450 reais. Alguns podem ter duração de 2 dias, ter ou não refeições inclusas, mas lembre-se que além da inscrição é preciso considerar também o valor do transporte até o local (geralmente pousadas, sítios ou parques mais afastados do centro urbano), e talvez uma noite de hospedagem.

Cogumelo comestível Lactarius quieticolor – cresce em associação com pinheiros (Pinus sp.).

Abaixo listo alguns dos biólogos, especialistas, projetos e locais que nos últimos anos vem ofertando estes tipos de cursos e eventos de caça e coleta de cogumelos, ou também de observação e identificação de cogumelos.

Primavera Fungi

O biólogo Jeferson Müller Timm do Primavera Fungi oferece vários cursos de Caça, coleta e identificação de cogumelos aqui pelo Rio Grande do Sul, em geral em cidades da Serra Gaúcha como São Francisco de Paula, Canela, Pinto Bandeira, etc.

Ele também é autor do livro Primavera Fungi – Guia de Fungos do Sul do Brasil, que tem um mundo de informações sobre o Reino Fungi e é um extenso guia de identificação de cogumelos selvagens, com linguagem super acessível para leigos e iniciantes.

Para saber quando e onde serão as próximas caçadas organizadas por ele, fique de olho no Instagram do Primavera Fungi.

Projeto Micotrilhas Bahia

Este projeto, segundo sua própria descrição, “oferece roteiros micológicos guiados que proporcionam aos turistas a observação e reconhecimento da biodiversidade e da importância da Funga para a sustentabilidade dos ecossistemas.”

As microtrilhas são oferecidos no Parque Nacional da Chapada da Diamantina e no Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC), ambos na Bahia.

O Projeto também oferece um Guia de Observação de Cogumelos, um eBook grátis com fotos e um mundo de informações sobre os cogumelos encontrados nas trilhas. O link para download está no insta deles.

Para saber mais sobre e agendar uma visita, confira o Instagram do Projeto @micotrilhas.bahia.

Dois cogumelos nativos: Fungo medicinal Geastrum triplex (Estrela-da-terra), e cogumelo comestível Pleurotus djamor (Shimeji rosa)

Jorge Ferreira

O micologista e botânico autodidata Jorge Ferreira nos últimos anos tem oferecido eventos de Caçada aos Cogumelos Silvestres na Serra dos Órgãos (Rio de Janeiro), entre outros cursos como o de PANCS e Cogumelos da Mantiqueira (São Paulo).

Fique de olho no Instagram dele @jorge_forager para saber dos próximos eventos.

Bruno Forrageiro

O coletor de cogumelos e alimentos silvestres Bruno Forrageiro vem a alguns anos oferecendo cursos e vivências para quem quer aprender na prática a caçar, identificar e coletar cogumelos silvestres, como a Jornada de Identificação de Cogumelos Silvestres.

Seus eventos em sua maioria são realizados na região de Parelheiros, zona sul de São Paulo/SP, oferecendo assim uma imersão em meio a natureza em plena cidade de São Paulo.

Fique de olho no Instagram dele @brunoforrageiro para saber das datas de futuros eventos e experiências.

Ecotrilhas Serra Catarinense

O Ecotrilhas Serra Catarinense, liderado por dois guias de turismo e amantes da natureza, oferta algo que não é um curso, mas sim uma “Caçada ao Porcini” – basicamente uma trilha guiada por uma floresta de Pinus onde existem bastante Porcini (Boletus edulis), em que os participantes podem coletar e levar para casa os cogumelos que encontrarem.

É ofertado na cidade de Bom Retiro em Santa Catarina (na Serra Catarinense). Confira o site do Ecotrilhas para saber mais como agendar uma data.

Cogumelos Porcini (Boletus edulis), uma das espécies mais procuradas no sul do Brasil – está presente também em algumas outras regiões como na Serra da Mantiqueira.

Amuscária Fungi

Camilla e Hemerson, especialistas do Reino Fungi, oferecem a Caçada de Cogumelos Amuscária Fungi na cidade de Tijucas do Sul (Paraná, cerca de 70 km de Curitiba) algumas vezes por ano. Eles também são produtores de cogumelos e oferecem cursos presenciais de Produção de cogumelos comestíveis e medicinais, entre outras oficinas e consultorias.

Confira a agenda deles no Instagram @amuscaria.fungi.

Parador Cambará do Sul

O Parador Cambará do Sul oferece eventos de caçadas aos cogumelos, como a imersão O Despertar dos Cogumelos Selvagens, geralmente no outono.

Os participantes fazem uma trilha guiada em matas de Pinus em busca de cogumelos selvagens, acompanhados de biólogos que também ensinam sobre a identificação e usos de diferentes fungos. Após, finalizam com um jantar no restaurante do Parador, com pratos feitos à base de cogumelos selvagens e cultivados na região.

Este Hotel/Pousada fica localizado em Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, pertinho do Parque Nacional de Aparados da Serra (região dos Cânions, Rio Grande do Sul). Para saber mais sobre, confira no site do Parador Cambará do Sul.


Estes são os locais e especialistas que encontrei que promovem cursos e eventos com certa frequência, mas certamente há mais pessoas e instituições que oferecem cursos de caça e identificação de cogumelos pelo Brasil afora esporadicamente. A oferta deste tipo de evento está aumentando cada vez mais, e sua diversidade também.

Por fim, se quiser aprender um pouco mais de forma independente sobre a caça e coleta de cogumelos selvagens, confira meu post Caça aos Cogumelos na Serra Gaúcha | Experiências e Dicas.

📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.

Posts Relacionados

Cogumelos brasileiros comestíveis | Da mata ao prato

Como encontrar cogumelos comestíveis na Mata Atlântica

10 Cogumelos comestíveis da Mata Atlântica

Como e onde encontrar cogumelos comestíveis na Serra Gaúcha

Caça aos cogumelos na Serra Gaúcha | Pleurotus, Macrolepiota, Suillus e mais

Como identificar cogumelos selvagens? | Dicas para iniciantes

Cogumelo Amanita rubescens | Modo de preparo

Porcini (Boletus edulis) | Cogumelo selvagem comestível no Brasil

Caça aos Cogumelos na Serra Gaúcha | Experiências e Dicas