Publicado: ago 22, 2023
Atualizado: set 1, 2024
Escrito por: Helissa

Lactarius quieticolor, uma deliciosa espécie de cogumelo selvagem comestível que felizmente encontramos em abundância aqui em São Francisco de Paula (Serra Gaúcha)! Níscalo, Lactário delicioso, ou apenas Lactarius, e Carrot Milkcap em inglês, são alguns de seus nomes populares.

Introdução

Pesquisando na internet se acha muita confusão entre essa espécie e o Lactarius deliciosus, que são extremamente parecidos. Através do livro do Primavera Fungi e do instagram deles acabei descobrindo que até pouco tempo os Lactarius aqui do Brasil eram classificados como L. deliciosus, mas pesquisas recentes através da análise da biologia molecular revelaram que na verdade eles são da espécie Lactarius quieticolor.

Cogumelo Lactarius quieticolor na Serra Gaúcha
Cogumelo silvestre Lactarius quieticolor em São Francisco de Paula, encontrado em 14/05/23.

Meu marido e eu nos mudamos para São Chico no fim de 2022, então o outono de 2023 foi nossa primeira temporada de caça aos cogumelos na região, e o primeiro Lactarius que encontramos foi dia 29/04/23. Por sorte encontramos muitos no nosso terreno, que tem mais ou menos uma dúzia de Pinus espalhados em uma grande área de mata nativa.

Uma curiosidade é que pela nossa experiência, achamos eles em abundância em regiões em que há Pinus com mata nativa ao redor; em plantação só de Pinus encontramos justamente apenas nas “beiradas” onde acaba a plantação e começa a mata nativa ou área de pasto. Não sei se é coincidência, mas achamos curioso!

Características do Lactarius quieticolor

Este cogumelo cresce em associação com as raízes de Pinus, e é encontrado no outono e inverno. Já encontramos alguns “perdidos” na primavera também, mas em bem pouca quantidade.

Possui uma cor alaranjada bem característica, e quando machucado ou mais velho fica com tons esverdeados. Quando é bem jovem também pode apresentar uma coloração azul linda. Seu chapéu (píleo) fica côncavo conforme o cogumelo vai ficando mais velho.

Seu himenóforo (parte de baixo do chapéu) possui lamelas, e não solta látex como outras espécies de Lactarius (como o L. hepaticus). Seu estipe (“caule” ou “pé”) é quebradiço e oco por dentro, com presença de umas manchinhas que parecem bolhas por fora, e as vezes estão presentes também no chapéu. Não sei o nome científico dessa característica, mas dá pra ver bem nas fotos, rs.

Pela minha experiência, quando adulto sua altura e o diâmetro do seu chapéu variam em média de 5 a 10 cm, mas já cheguei a encontrar alguns com um chapéu de cerca de 15 cm de diâmetro.

Como preparar o cogumelo Lactarius fresco?

Para limpar cogumelos frescos lembre-se que não se deve usar água, apenas remova qualquer sujeira e terra com o auxilio de um pincelzinho, escova de dentes, ou raspando com uma faca mesmo. Depois corte qualquer parte que esteja muito machucada, que perdeu sua coloração ou textura originais (as vezes isso pode acontecer durante o transporte, ou após os cogumelos ficarem muitos dias na geladeira).

Após é só cortar em tiras ou em pedaços menores, como quiser, e refogar com o tempero de escolha. Nós gostamos de refogar em um pouco de óleo, azeite ou manteiga, adicionando um pouco de sal, pimenta do reino, e noz moscada. Depois de uns 5 minutinhos já está pronto, mas como gostamos da textura ainda mais firme e durinha deixamos quase uns 10 min. Tem um sabor bem forte e marcante!

Uma outra dica é que a cor laranja dele é super forte e mancha um pouco as mãos, nada que não saia depois lavando bem com sabão mas se quiser evitar isso é só usar luvas.

Também já desidratei eles para guardar o excedente, fiz eles empanados, coloquei na massa de panqueca… As possibilidades de receitas são infinitas, a imaginação é o limite! Aos poucos você vai aprendendo como gosta mais e criando seu próprio modo de preparo.

📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha).

⚠ Se não tem conhecimento sobre, não arrisque experimentar cogumelos silvestres desconhecidos só por comparação de fotos online.

Posts Relacionados

Como identificar cogumelos selvagens? | Dicas para iniciantes

Cogumelos selvagens comestíveis na Serra Gaúcha

Porcini (Boletus edulis) | Cogumelo selvagem comestível no Brasil

Cogumelos em florestas de Pinus na Serra Gaúcha

Caça aos Cogumelos na Serra Gaúcha | Experiências e Dicas

Amanita muscaria | Agário-das-moscas

Calvatia sp. | Cogumelo selvagem comestível

Suillus granulatus | Cogumelo Comestível na Serra Gaúcha

Lactarius hepaticus | Liver Milkcap