Estes são pequenos cogumelos da espécie Laccaria fraterna, que crescem em associação com eucaliptos e por isso são conhecidos também como Lacária do eucalipto. Crescem em abundância em volta de eucaliptos, pela nossa experiência vimos eles desde bem pertinho sob a árvore até uns 10 metros de distância.
Tem cerca de 2 a 5 cm de altura, e o chapéu cerca de 1 a 2 cm em média – mas se acham uns bem minúsculos e uns maiorzinhos também, o tamanho varia bastante!



Em inglês, o nome comum é Gumtree Deceiver, e os cogumelos do gênero Laccaria em geral são chamados de “Deceivers” (enganadores) pois eles possuem grande variação de cor que pode dificultar a identificação, essa espécie por exemplo pode ser alaranjada ou avermelhada com uma cor bem marcante, mas fica marrom claro/bege em espécimes mais velhos.
Li que por crescer em grupos tão abundantes é considerado quase que uma “erva-daninha” versão cogumelo, rs. É comestível, porém considerado sem muito interesse pelo seu tamanho. Como achamos um monte esse dia resolvemos coletar alguns pra experimentar.



Chegando em casa li mais sobre como preparar para o consumo e achei informações de que o estipe não é considerado comestível por ser muito fibroso e duro, então acabamos refogando eles rapidinho e depois só comendo os chapéus para provar. E para nossa surpresa, é delicioso! Tem um gosto que para mim lembrou a carne bovina.
Achei surpreendente pois não esperava muito deles, rs. Deu só pra petiscar de leve é claro, e dá um trabalho ter que coletar vários e depois poder comer só os chapeuzinhos, mas de qualquer forma valeu a pena provar.
📸 Registro feito em 15/10/23 na Barragem da Corsan em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.