Um cogumelo em formato de “funil” crescendo sobre madeira morta na floresta. Já tinha visto um deles em 2022, mas na época não identifiquei.
Dessa vez chegando em casa consegui identificar, acredito ser um Panus velutinus – também conhecido como “Funil de veludo”. E também descobri que ele é considerado comestível. Porém tem uma textura bem firme e dura, que parece couro. Não sei qual seria a melhor forma de preparo, talvez desidratando e transformando em tempero.
Esse tinha cerca de 5 cm de altura e de diâmetro, mas li que eles podem chegar a até 15 cm de altura e 10 cm de diâmetro. O himenóforo (parte de baixo do chapéu) possui lamelas decorrentes (seguem da parte de baixo do chapéu até o estipe).
Pesquisando pela internet não achei informação sobre o modo de preparo, só relatos de que é comestível e que é um dos cogumelos consumidos tradicionalmente pelos indígenas Yanomami. Em inglês achei uma pesquisa mencionando que é um cogumelo comestível importante devido às suas propriedades nutricionais e terapêuticas, porém não tive acesso ao artigo científico completo para saber mais.
De qualquer forma, esse ficou por lá mesmo. Quem sabe se encontrar mais alguns eu colete para experimentar. Por sinal, várias outras espécies desse gênero também são comestíveis, com o Panus strigellus. Para conhecer outros cogumelos comestíveis que ocorrem na Mata Atlântica, confira este post.
📸 Registro feito em 22/10/23, em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.