Um funguinho bem diferente, quando vimos de longe parecia algum Auricularia mas a textura é totalmente distinta, bem quebradiça e não como cartilagem.
É do gênero Peziza, conhecidos popularmente em inglês como Cup Fungi. Estava crescendo sobre madeira morta de eucalipto. No mesmo tronco, inclusive, tinham vários Gymnopilus junonius (Cogumelo uruguaio) e um outro cogumelinho que ainda não identifiquei.
O gênero Peziza não é muito comum no Brasil, sendo pouco estudado. Lá no iNaturalist tem apenas 7 observações aqui no nosso país. Um agradecimento ao biólogo Denis Zabin pela identificação e informações.
Postando lá no Instagram, o biólogo Luís Adriano Funez passou mais algumas informações interessantes. Disse que as espécies de Peziza que ocorrem no Brasil são uma confusão, tendo ainda muitas lacunas no conhecimento sobre esse gênero. Apenas o padre Johannes Rick, considerado o “pai da micologia brasileira”, as descreveu e ninguém nunca mais viu.
Disse que são muito difíceis de achar, que um encontro com esse gênero é como encontrar um unicórnio, rs. Ele me pediu para coletar e desidratar para ele poder estudar, porém na época não tinha acesso a um desidratador ou forno que possibilite uma temperatura estável de menos de 50ºC para conseguir preservar as características do fungo, infelizmente.
Segundo a Wikipedia, estima-se que esse gênero tenha mais de 100 espécies, mas são difíceis de identificar sem utilizar um microscópio. A comestibilidade da maioria das espécies também é desconhecida.
📸 Registro feito em 13/04/24 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.