Esse cogumelo tinha um cheiro tão bom, meio adocicado, me lembrou a coco. Estava crescendo sozinho em um tronco em decomposição.
Fiquei na esperança de que era alguma espécie comestível, porém voltando pra casa e pesquisando não consegui identificar. Postei lá no meu instagram Funga da Serra e umas 3 semanas depois o @velloso_jorge ajudou na identificação!
É a espécie Pluteus cervinus, nome popular “Cogumelo do veado” e em inglês “Deer mushroom”. Ele possui em média cerca de 5 cm de altura e de diâmetro, tem lamelas livres (não encostam no estipe) e de coloração levemente rosadas quando mais maduro.
É considerado comestível, mas como absorve muita água, acaba ficando com uma textura ruim. Obrigada novamente pela ajuda e informações, Jorge!
Pesquisando mais também descobri que a cor do chapéu dele pode variar bastante, mas geralmente é algum tom de marrom. E que ele pode crescer o ano todo quando não está em uma região muito fria. De fato, encontrei esse ainda no inverno, apesar de algumas fontes o colocarem como sendo encontrado mais na primavera/verão.
Como o clima aqui no Rio Grande do Sul em geral é super instável e temos muitos períodos de veranico em pleno inverno, além de bastante chuva e umidade o ano inteiro aqui em São Chico, não é de se surpreender. Sem falar que já encontrei Suillus em pleno verão depois de uma frente fria, e também na primavera. Tudo é possível por aqui, rs.
📸 Registro feito em 06/09/23 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul (Serra Gaucha).