Este pequeno “funil” bonitinho estava crescendo solitário no chão da mata e chamou a atenção pela cor laranja. Pelo formato pensei que pudesse ser alguma espécie de Panus, mas depois vi que o himenóforo desse gênero possui lamelas, e este ai tinha estes lindos poros.
Postei lá no iNaturalist e o Denis Zabin identificou como sendo da espécie Polyporus guianensis. Vi que tem bem poucas observações lá no site, apenas 24 no Brasil e 75 no mundo, e parece ocorrer da América do Sul até América Central. Não achei mais informações sobre ele na internet, sobre a altura e diâmetro que pode chegar e se é comestível ou não.



Acho lindo esse tipo de himenóforo com poros, e achei uma graça esse estipe escuro com uma textura que parece uma camurça! Ele cresce sobre madeira em decomposição, nesse pequenino que achei na mata acabei nem vendo pois a serrapilheira era bem grossa. O gênero Polyporus é enorme, tendo cerca de 250 espécies reconhecidas.
Um mês depois acabei encontrando outro espécime, em uma área totalmente diferente, a uns 12 km de distância dessa do primeiro encontro. Pelas características vi que parecia ser um espécime mais velho dessa espécie mas não tinha certeza; depois de postar lá no iNaturalist tive a confirmação de que era mesmo.



Este já estava bem velho, com um pouquinho de mofo, umas formigas e uns outros bichinhos no estipe que não sei “quem” são, rs. Dessa vez deu pra ver bem que estava crescendo sobre pedacinho de madeira no chão da mata. E era bem maior do que o jovenzinho que encontrei da primeira vez.
📸 Registros feitos em 25/01 e 19/02/24 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.