Com certeza um dos cogumelos mais lindos, adoro essa cor roxa! E ele é bem comum por aqui, cresce em associação com Pinus. Já encontramos dezenas de vezes, e aparece praticamente o ano todo por aqui porém é mais comum no outono.
Sabia que era do gênero Russula mas nunca tinha descoberto a espécie exata, sempre fiquei curiosa pois sei que alguns cogumelos dessa espécie são comestíveis.
Mas agora o @deniis_zaba identificou lá no iNaturalist como sendo Russula sardonia, finalmente matei essa curiosidade, rs. E assim descobri que infelizmente essa espécie não é comestível, rs.
Conhecido em inglês como Primrose Brittlegill, em geral quando adulto tem cerca de 6 a 10 cm de diâmetro do chapéu e de altura. Possui lamelas amareladas no himenóforo (parte de baixo do chapéu), que vão ficando num tom mais escuro conforme o cogumelo vai envelhecendo.
Pesquisando mais sobre vi que possui uma variação de cores no chapéu, que pode apresentar diferentes tons de roxo ou também puxando mais pro marrom (li até que já foram encontrados espécimes com tons esverdeados!). O estipe (“tronco” ou “pé”) pode ser branco ou apresentar uma coloração rosa ou roxa – já achei alguns assim também, não imaginava que eram da mesma espécie desse com o estipe tão branquinho!
Até postei aqui vários encontros com Russulas que eu não sabia a identificação e achava que eram de espécies diferentes, mas creio que são todos Russula sardonia mesmo. Incrível as variações que essa espécie apresenta!
Vendo pelas observações lá no iNaturalist parece que aqui no Brasil essa espécie só está presente nos 3 estados do Sul.
📸 Registros feitos em Novembro/23 e Janeiro/24 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.