O primeiro encontro com um Boletus edulis a gente nunca esquece! Aos pés de um Pinus, vi uma “bolota” marrom claro na grama alta… chegando mais perto, era ele! No fim, ao redor desse pinheiro achamos 4 espécimes adultos grandes e um jovem. E por coincidência, ainda foi bem no dia do meu aniversário. Um baita presente!
Meu marido já conhecia e tinha “caçado” muitos Boletus no sul da França, e eu já tinha ouvido falar muito sobre o tal Porcini, rei dos cogumelos, o mais gostoso e apreciado, etc e tal. Então era um sonho poder encontrar uns e finalmente provar!
E o que dizer… eles realmente são deliciosos, além de lindos. Para preparar para o consumo, nós preferimos remover o himênio (parte esponjosa embaixo do chapéu), pois não gostamos da textura – ela fica bem “gosmenta” depois de refogada.
Geralmente cortamos em tiras e refogamos por alguns minutinhos, adicionando só um pouquinho de sal, noz moscada e pimenta do reino, pra poder sentir bem o gosto dele.Mas as receitas possíveis são inúmeras, a imaginação é o limite!
📸 Registro feito em 29/05/23 em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.
⚠ Se não tem conhecimento sobre, não arrisque experimentar cogumelos desconhecidos só por comparação de fotos online.