Um funguinho que parece uma minhoca branca saindo do solo, rs. Bem diferente, mas descobri que dá uma gostosa refeição!
Clavulina rugosa é seu nome científico, é um tipo de fungo coral. Cresce em associação com Pinus e pode chegar a cerca de 8 cm de altura. Tem uma textura bem firme, e por aqui é até comum ver eles crescendo entre as agulhas de pinheiro. Li que também podem crescer junto a eucaliptos, porém ainda não vi eles junto a estas árvores. Por aqui em geral aparecem mais no outono.
Já tínhamos encontrado eles várias vezes, e consegui identificar pelo guia do Primavera Fungi. É comestível, porém nunca tínhamos experimentado, pois em geral sempre encontrávamos poucos e não parecia valer a pena a coleta.
Mas nesse outono de 2024 resolvi coletar um pouquinho para experimentar, e para nossa surpresa ele é bem gostoso! Além de ser super prático de preparar, pois quase não precisa de limpeza nenhuma, só remover a base que fica com um pouco de terra. A textura firme e carnosa segue mesmo depois de refogado.
E por sorte em junho acabamos indo em uma área que tinha uma abundância deles, conseguimos coletar uma boa quantidade e deu pra aproveitar na janta, junto com pinhões e Pleurotus pulmonarius também coletados durante a trilha. Uma delícia de refeição, direto da mata ao prato!
Neste dia que achamos um montão (nunca tínhamos visto tantos) foi 07/06/24, e acabei nem tirando fotos, só foquei no trabalho de coletar um a um estes pequenos funguinhos, rs.
📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.