Esse cogumelo é possivelmente um Lactarius hepaticus, conhecido em inglês como Liver Milkcap .
A primeira vez aque encontrei um estava sozinho, crescendo aparentemente sobre madeira (fotos abaixo). Pelas características físicas eu tinha pensado que podia ser algum Lactarius, ainda mais por esse látex branco que ele solta, porém como os Lactarius estão associados às raízes de Pinus, achei que fosse algum outro gênero.
Postando lá no grupo do Facebook “Cogumelos do Brasil” e pedindo auxílio, o Denis Zabin sugeriu esta identificação e esclareceu que o micélio consegue crescer sobre outros substratos que estiverem perto do Pinus, como pinhas e pseudocaule de xaxim, e nesse caso algum pedaço de madeira em decomposição. Achei super interessante, e de fato tinha um Pinus perto desta madeira.
Alguns outros membros do grupo também sugeriram que seria alguma espécie de Lactarius, outra sugestão foi Lactarius subdulcis.
Depois desse encontro vimos eles várias vezes em outras áreas, sempre com Pinus, geralmente no outono e na primavera.
Algumas informações classificam a espécie Lactarius hepaticus como comestível mas com um gosto apimentado, que pode ser desagradável para algumas pessoas.
Como continuo não tendo uma certeza na identificação, nunca experimentei, pois tem algumas espécies desse gênero que não são comestíveis.
📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.