Publicado: jan 30, 2024
Atualizado: abr 20, 2025
Escrito por: Helissa

O Suillus salmonicolor é uma espécie de cogumelo selvagem comestível, como o seu “primo” do mesmo gênero, Suillus granulatus. Aqui no Brasil ele cresce em associação com pinheiros (Pinus sp.), e surge geralmente na época do outono/inverno. Já encontrei alguns perdidos em outras estações, mas é mais incomum.

Características do cogumelo Suillus salmonicolor

Ele tem algumas características bem específicas que ajudam bastante na identificação, como a presença de umas pintinhas avermelhadas no estipe (“pé” ou “caule”) e também um anel que é meio gosmento e pode se desprender com a idade; o chapéu tem uma película meio úmida e viscosa, o interior do cogumelo tem uma “carne” de cor amarela que vai ficando mais alaranjada conforme a idade; e o himenóforo (parte de baixo) é esponjoso e com poros. É conhecido em inglês como Slippery Jill.

Possui em média uns 5 cm de altura e 5 de diâmetro do chapéu, mas já encontramos alguns maiores ou menores também.

Provando o cogumelo comestível Suillus salmonicolor

Este cogumelo é em geral bem pequeno e tem uma textura frágil e macia que se machuca fácil, e quando refogado fica com uma textura meio gosmenta, que não curtimos muito. Depois de provar algumas vezes refogando eu decidi testar desidratar e descobri que assim fica muito melhor. Ele sequinho concentra o sabor e fica uma delícia, uso bastante pra fazer risoto ou molhos e até pra comer puro como um “salgadinho” é gostoso, rs.

Desidratando cogumelos Suillus salmonicolor.

Inclusive muitos destes cogumelos desidratados com uma cor bem escura e o nome genérico de “funghi secchi” que encontramos em lojas de produtos naturais ou supermercados são de fato espécies de Suillus.

Mas um aviso para quem quiser provar este cogumelo, que vale para outras espécies desse gênero também: é recomendado remover essa “película” viscosa que ele possui em cima do chapéu, e também o anel ou vestígios dele antes de preparar para o consumo, pois podem causar distúrbios gastrointestinais.

📸 Registros feitos em São Francisco de Paula e Canela, Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha.

Posts Relacionados

Como identificar cogumelos selvagens? | Dicas para iniciantes

Cogumelo Amanita rubescens | Modo de preparo

Cogumelos selvagens comestíveis na Serra Gaúcha

Porcini (Boletus edulis) | Cogumelo selvagem comestível no Brasil

Cogumelos em florestas de Pinus na Serra Gaúcha

Caça aos Cogumelos na Serra Gaúcha | Experiências e Dicas

Amanita muscaria | Agário-das-moscas

Suillus granulatus | Cogumelo Comestível na Serra Gaúcha

Lactarius quieticolor | Cogumelo Comestível na Serra Gaúcha