Estes bonitos acredito serem da espécie Amanita rubescens, pelo tom rosado da estipe e do chapéu, por possuir um anel e pelas escamas brancas típicas dos cogumelos desse gênero.
Essa espécie é encontrada em associação com Pinus e eucalipto. É geralmente considerada comestível, se bem cozida e/ou com modo de preparo específico, como fervuras e descarte de água.
Eu pessoalmente não arrisco, ainda mais que é bem difícil achar informações precisas e confiáveis sobre modos de preparo – sem contar que o gênero Amanita possui alguns cogumelos bem tóxicos e a identificação da espécie pode não estar correta.
Foram encontrados sob Pinus, e na volta tinham vários Lactarius quieticolor também – essa área deu uma quantidade absurda de Lactarius esse ano! Mas esses Amanitas, só vi esse dia mesmo.
Esse foi o primeiro cogumelo dessa espécie que encontrei, talvez no futuro com mais experiência e aprendizados consiga experimentar, mas por enquanto melhor é só admirar a beleza que são os cogus desse gênero mesmo!
Atualização: Para mais info sobre o A. rubescens confira esse post, achei muitos cogumelos dessa espécie na primavera! E aqui compartilho o modo de preparo seguro que aprendi e experimentei.
📸 Registro feito em 23/05/23, sob Pinus na região da Carapina (São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul).