O gosto dos brasileiros por cogumelos vem aumentando cada vez mais, e o cultivo de cogumelos comestíveis e a oferta de diferentes cogumelos no supermercado ou em feiras vem crescendo.
Entretanto, há também uma grande variedade de cogumelos comestíveis no Brasil que são selvagens/silvestres, ou seja, crescem de forma natural em meio as matas e campos.
Porém, a grande maioria destes cogumelos silvestres comestíveis ainda são desconhecidos pela população em geral. A divulgação deste tipo de informação sobre o Reino Fungi ainda é pequena, e pelo desconhecimento muitas pessoas ainda tem medo de cogumelos selvagens, como se todos ou a maioria fossem tóxicos até ao mais leve toque.
É sim essencial aprender sobre e confirmar a identificação com micólogos, biólogos e especialistas antes de provar cogumelos selvagens, pois de fato existem alguns tóxicos. Porém, com um pouco de estudo e com a prática, dá para pessoas leigas (como eu) aprenderem sobre e conseguirem caçar cogumelos na natureza de forma segura.
Assim sendo, abaixo listo uma variedade de cogumelos selvagens comestíveis que são encontrados no Brasil. Todos estes são registros meus, feitos aqui em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha). Alguns são nativos da Mata Atlântica, outros são associados a árvores exóticas como Pinus sp. ou eucaliptos, e alguns são também considerados medicinais. Clique em cada um para mais informações sobre.
Lactarius quieticolor, uma deliciosa espécie de cogumelo selvagem comestível que […]
Suillus granulatus, o primeiro cogumelo selvagem comestível que encontramos aqui […]
Este bonitinho é um cogumelo do gênero Calvatia, possivelmente Calvatia […]
Encontrei estes lindos cogumelos da espécie Gymnopilus junonius duas vezes […]
Depois desse início de mês com ciclone e volumes altíssimos […]
Um negocinho amarelo gelatinoso crescendo em alguns galhos em decomposição, […]
Esse cogumelo tinha um cheiro tão bom, meio adocicado, me […]
Uma estrelinha no chão da mata! Foi a primeira vez […]
Phallus indusiatus, também conhecido como cogumelo Véu de noiva. Já […]
Um lindo encontro com uma abundância de Amanita rubescens em […]
Estes são pequenos cogumelos da espécie Laccaria fraterna, que crescem […]
Lindos cogumelos que crescem sobre madeira em decomposição. As lamelas […]
Considerado como o Rei dos Cogumelos, o Porcini (nome científico […]
Um cogumelo em formato de “funil” crescendo sobre madeira morta […]
O cogumelo silvestre Pleurotus albidus é comestível e encontramos bastante […]
Pleurotus djamor, um lindo encontro praticamente na porta de casa! […]
Lindos tacinhas de cor salmão/alaranjadas que crescem sobre madeira em […]
Lindos “disquinhos” de cor bordô/violeta, crescendo sobre galhos em decomposição […]
Com as temperaturas de outono que tem feito na última […]
Favolus brasiliensis, um cogumelo comestível que cresce sobre madeira em […]
Mais algumas taças na floresta, agora amarelas! São fungos da […]
Um encontro com três espécimes de Irpex rosettiformis em duas […]
Lindos e enormes cogumelos, que mais parecem guarda-chuvas crescendo no […]
Existem cerca de 120 espécies descritas no gênero Lentinus. Várias […]
Boletinellus rompelii, lindo cogumelo silvestre nativo e comestível! É um […]
Um encontro com lindos fungos da espécie Trametes versicolor! Já […]
O Macrolepiota bonaerensis é um cogumelo silvestre comestível. É lindo […]
Um funguinho que parece uma minhoca branca saindo do solo, […]
Neste início de junho encontramos uma abundância de Pleurotus pulmonarius. […]
Lindos cogumelos crescendo sobre um tronco em decomposição, no interior […]
Um encontro com shiitakes da mata pela primeira vez! A […]
Roxo é a minha cor favorita, então não é de […]
No final de novembro de 2024 finalmente encontrei um Frango […]
Cogumelinhos laranjas com um lindo himenóforo (parte de baixo do […]
Estes cogumelos lindinhos crescem em grupos em uma área com […]
Por fim, lembre-se que não é só porque um cogumelo é considerado comestível que ele é automaticamente delicioso, rs. Isso vai depender bastante do seu gosto pessoal. Os modos de preparo também podem variar bastante dependendo do cogumelo. Os medicinais geralmente são usados apenas através de chás ou tinturas, por exemplo.
Uma dica importante é sempre que for experimentar uma espécie nova (já devidamente identificada) pela primeira vez, é bom comer somente uma pequena porção. Isto porque até cogumelos considerados comestíveis podem dar alguma reação adversa em pessoas com alguma alergia ou sensibilidade específica.
Para quem quiser mais informações, tem um projeto bem interessante no iNaturalist chamado Macrofungos Comestíveis do Brasil que no momento lista 97 espécies de cogumelos/macrofungos reconhecidos como comestíveis no país.
Atualização: Em Dezembro de 2024 foi lançado um artigo muito interessante falando sobre mais de 400 espécies registradas de cogumelos selvagens comestíveis do Brasil, uma riqueza de informações para quem tem interesse no tema.
O nome do artigo é “Over 400 food resources from Brazil: evidence-based records of wild edible mushrooms“, está em inglês e dá pra acessar aqui. Traduzindo o título ficaria algo como: “Mais de 400 recursos alimentares do Brasil: registros baseados em evidências de cogumelos selvagens comestíveis”.
Traduzi abaixo o resumo do artigo, para quem ficou curioso pra saber um pouco mais sobre o que eles abordaram no estudo:
Muitas espécies de fungos formadores de cogumelos foram coletadas na natureza e usadas como alimento e medicamento por milhares de anos. No Brasil, o conhecimento da diversidade de cogumelos comestíveis selvagens permanece disperso e pouco estudado. Com base em novas amostras, revisão de registros bibliográficos e buscas no GenBank, registramos 409 espécies de cogumelos comestíveis selvagens no Brasil, das quais 350 podem ser consumidas com segurança e 59 são comestíveis, mas com condições. Além disso, outras 150 espécies representam táxons com evidências pouco claras de consumo ou status de comestibilidade não confirmado. Um total de 86 das 409 espécies comestíveis representam registros consistentes no Brasil com base em dados moleculares e/ou tipos nomenclaturais brasileiros. Outros 323 nomes representam espécies que precisam de mais investigações taxonômicas para confirmar sua identidade e ocorrência no país, com 41 delas tendo algum registro de consumo por parte da população brasileira. As 282 espécies restantes podem representar novos recursos alimentares para o país. Geramos 143 sequências de DNA, representando 40 espécies em 29 gêneros. Os cogumelos comestíveis são um importante produto florestal não madeireiro e o conhecimento sobre eles agrega valor à biodiversidade local e à população, aumentando o incentivo à conservação aliada ao desenvolvimento rural sustentável.
⚠ Estas informações são apenas um ponto de partida para você conhecer mais sobre os cogumelos comestíveis do Brasil. Pesquise, estude e procure sempre a confirmação de especialistas antes de decidir consumir qualquer cogumelo selvagem. Nunca confie apenas em comparação de fotos online.